21 de janeiro de 2023

Cinco ou seis dias, de Danichi Mizoguchi

Um dos grandes livros que veio para ficar! Sem sombra de dúvidas a obra se torna uma das principais escritas na literatura brasileira contemporânea, que exige, com extremo cuidado, uma análise profunda sobre os temas retratados. É um livro estranho (no bom sentido) e ao mesmo tempo profundo e reflexivo sobre os sistemas sociais e como as pessoas são regidas. É uma obra composta de camadas variadas no que diz respeito à política, economia, sociedade, família, relacionamentos, amizades, mercado de trabalho, ideologias, caridade.

A trama é sobre dois amigos, João e Dante, que apresentam várias divergências sobre a sociedade brasileira recente e o mundo. Amigos que, recém-formados na faculdade de psicologia, em meados do início do século XX, tentam se encontrar, de acordo com seus pontos de vistas, na complexa sociedade. Enquanto um pensa em mudar o mundo com suas ideias, o outro resolve tentar entender a essência humana – bem como a sua própria - resolvendo morar nas ruas.

A obra enfatiza com maestria as interrogações existentes em inúmeras mentes brasileiras que tentam compreender, com extrema dificuldade, os problemas socioeconômicos, a fim de que, de alguma maneira, possam encontrar meios de resolvê-los ou lutar para que o mínimo seja modificado. As lutas dos personagens, diferentes da época das quais seus pais viveram, são lutas diferentes, embora, na maioria das vezes, sejam lutas que não exatamente possa transformar o sistema perverso das quais vivem.

Se você ainda não conhece ou não leu Danichi, precisa. Sem dúvidas um dos principais livros contemporâneos que discutem a sociedade e o sistema que nela impera.

 

DICA: O canal Baixada Literária, no youtube, conversou sobre a obra com o autor Danichi Mizoguchi. Assista clicando aqui.

Sobre o autor:Danichi Hausen Mizoguchi nasceu em Porto Alegre, em 1981. Mora no Rio de Janeiro. É autor de Segmentaricidades: passagens do Leme ao Pontal (2º lugar no Prêmio da União Brasileira de Escritores), Amizades contemporâneas: inconclusas modulações de nós (finalista do Prêmio Açorianos e do Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores) e coautor de Nortes da noite, de Antifascismo tropical e de Transversais da subjetividade: arte, clínica e política. Tem ensaios publicados na Argentina, nos Estados Unidos, na Espanha e na França.