28 de junho de 2022

Entre turbulências e marés

A HQ Um oceano de amor revela que uma imagem diz mais que mil palavras

Uma narrativa sequencial toda em imagens conta a história de amor de um casal surpreendido pelas intempéries da vida.

Uma dona de casa e um pescador vivem tranquilamente em uma casa de campo, quando ele saí todos os dias ainda pela madrugada para pescar. Porém não era um dia favorável para pesca. Seu pequeno barco é surpreendido por um gigante navio cuja popa atinge violentamente sua embarcação e fica presa à imensas redes de pesca como um ancoradouro.

A narrativa mostra as inúmeras tentativas de sobrevivência da dupla de pescadores enquanto passam-se dias e não retornam à terra onde sua esposa está à sua espera e angustiada por notícias.

Na busca de alimento ele encontra várias latas de sardinhas que sua esposa colocava em sua marmita e ele sempre descartava no convés do barco. Não restando outra alternativa para se alimentar, eis que surge uma revoada de martim-pescador para pegar peixes da rede do navio. Assustado com a dimensão daquela pesca e com a quantidade de pássaros, e mais uma turbulência o lança para fora da boia de salva-vidas, enquanto seu amigo consegue escapar e chegar à terra a salvo onde dá notícias de que ele junto ao pequeno barco ficaram presos à nau do navio.

A esposa então descobre o destino do navio e parte para encontrar seu esposo. Sozinho e perdido em alto-mar recebe a companhia de um martim-pescador com o pescoço preso a várias argolas de metal sufocando-o e impedindo-lhe de comer peixes, até que consegue libertá-lo daquele lixo preso em seu pescoço. Divide com ele uma latinha de sardinhas e num gesto indelicado de descartar as latas no mar, o pássaro devolve a lata jogando-a na cabeça dele e então entende o recado do novo amigo.

Enquanto não consegue voltar à terra firme, sua esposa angustiada busca respostas por seu paradeiro. O pescador a cada tentativa de pedir socorro se atrapalha e acaba sozinho em alto-mar sem combustível para tocar o pequeno barco.

Finalmente, a história atracará em Cuba, onde aparece até Fidel Castro discursando, mas não termina por aí. Nos momentos finais, a narrativa mostra alguns dos problemas típicos de fronteira, como o turismo exploratório, piratas, invasões militares e o enorme mar de lixo jogado no oceano. Uma verdadeira crítica social-política e cultural em meio a um desencontro de um casal apaixonado.