30 de novembro de 2021

Espaço, Tempo e História

A primeira vez que estive em contato com um livro do angolano — erradicado em Portugal — Gonçalo Tavares, foi com a obra Uma menina está perdida em seu século à procura do pai” numa leitura em conjunto do canal Mais Literatura, no Youtube (Live do livro). Confesso que o texto da obra não me fisgou — eu achei difícil a compreensão. Mais alguém? — , a ponto de eu abandonar a leitura. Mais tarde, acabei comprando o livro “Animalescos”, que ainda não li. Quando peguei o livro “Bucareste-Budapeste: Budapeste-Bucareste” vi que era hora de mergulhar, quem sabe, de vez em uma de suas obras; e a coisa deu super certo!

Composto de três contos, Gonçalo Tavares impõe nos textos camadas a serem descobertas na sobreposição; camadas que são complexas e que se completam. Ao ler os textos, sempre me remetia a reflexões acerca do espaço e do tempo, além de mergulhar em momentos históricos que estão imbricados nas cidades da Europa Oriental escolhidas pelo autor.

O primeiro conto — Bucareste-Budapeste: Budapeste-Bucareste — trata da história de dois irmãos que são contratados para roubarem uma estátua de uma figura política histórica num armazém da cidade de Bucareste e atravessar a fronteira sem que sejam abordados e presos, dinâmica que exigirá artimanhas para a conclusão. Ao mesmo tempo, capítulos se alternam para relatar a história de um personagem que foi para Budapeste para pegar o corpo da mãe e enterrá-lo em Bucareste. As duas histórias se entrelaçam com um final bastante reflexivo sobre Corpo, Espaço e Tempo. Dos três contos, foi o que mais gostei.

A segunda história do livro — A fotografia: história do vampiro de Belgrado — é sobre um vampiro. Isso mesmo: um vampiro. Só que não um desses qualquer; o vampiro da cidade de Belgrado come fotografias de cidades, paisagens e, quem sabe, de pessoas, a fim de absorver com tamanha magnitude a História, o Espaço e o Tempo. É o sangue que jorra na boca cortada pelas imagens que te dá prazer. O relacionamento que o vampiro mantém com uma amiga de sua irmã traz um tenso suspense com um final um tanto assustador.

No último texto — Episódios da vida de Martha, Berlim — acompanhamos um pouco sobre uma mulher e suas andanças e indagações pela histórica cidade de Berlim. Aqui, vale destacar a presença do racismo e dos atos xenofóbicos por parte da personagem, que busca, incessantemente, destruir quaisquer estrangeiros que trazem imundície para a cidade.

Apesar das histórias curtas, Gonçalo Tavares constrói personagens complexos e tramas bem amarradas. É o dom de escrever em poucas páginas algo que seja completo, sem precisar de mais. Se na primeira vez eu não consegui terminar um livro do autor, dessa vez eu não parei enquanto não terminei. Recomendo a todos.

 

 

DICAS: Live de lançamento do livro no canal no youtube da Livraria da Travessa . E também a Live do Mais Literatura sobre o livro “Uma menina está perdida em seu século à procura do pai”.