2 de agosto de 2021

É possível se tornar selvagem?

Sesi-SP publicou a HQ Selvagem, de Clayton Junior, uma graphic que relata o desafio e as mudanças na vida de um cão de guarda

Para quem me conhece, sabe que quadrinhos com animais como protagonistas das narrativas é uma das minhas leituras preferidas. Assim como nós seres humanos temos desafios e histórias, os animais não são indiferentes, porém não falam a nossa língua, é preciso que tenhamos a sensibilidade de enxergar seus gestos e suas expressões.

Clayton transforma uma história de um cão em uma grande aventura. Silver é adquirido em uma loja de animais ainda filhote por um fazendeiro. Mal sabe este pequeno animal que sua missão é ser um cão de guarda de um rebanho. Treinado para cuidar das ovelhas e protegê-las das possíveis ameaças em seus passeios pelos arredores da fazenda, o diálogo entre os animais se resume sempre a mesma informação se o cão as levará ao lago. Enquanto ele, prefere se aventurar em conhecer novos lugares, a mata, a floresta onde habitam perigosos inimigos os quais não imagina serem a causa de seu trabalho na fazenda.

Raposas famintas, estão sempre à espreita em busca de um alvo para se tornar o banquete. Em um de seus passeios pela mata, Silver cai em uma armadilha de uma raposada que o ataca. Para não se tornar o prato principal, ele se junta ao grupo para ajudar a procurar por alimento que não sejam as ovelhas de seu tutor.

Um caminho sem volta, Silver se torna um cão caçador e na saga por comida, ele conhece os perigos que as raposas encaram para conseguir alimento, um dos companheiros é vítima das armadilhas de proteção que são colocadas para que as criações não sejam vítimas de animais selvagens. Ao tentar ajudar seus companheiros, sua inocência o leva a outra armadilha, sobreviver em cidade grande é mais arriscado que fora do habitat natural das raposas.

O destino os separam e Silver reencontra seu dono e descobre que além de uma nova companhia na fazenda também ganhou uma família que só ele reconhece.

Que final coube a raposa que ele tanto tentou ajudar?

A HQ em praticamente toda a sua narrativa possui animais como principais personagens. Silver dialoga com todos os bichos que encontra em sua nova jornada. A forma como o quadrinista constrói a narrativa com uma saga aventuresca, dá vida e ambiência ao universo que o cão enfrenta, um lugar onde só habitam animais selvagens, não poderia ter a presença humana, e a figura do homem só surge ao final quando Silver adentra na cidade.

O título nos mostra que o que torna o cão de guarda selvagem é exatamente quando é despertado nele o instinto de caça, como forma de sobrevivência. Será que todos os animais, ainda que domesticados são selvagens? A resposta é sim. As condições adversas condicionam o animal a buscar sua forma de enfrentar o perigo, isso faz parte da natureza dele. Domesticamos alguns desses animais para que possam conviver harmonicamente com o homem, mas quando deixamos de dar o essencial, eles sofrem e buscam alternativas, como fugir, morder e caçar. Ao que aprendi com essa HQ que os animais se adaptam e aceitam mudanças melhor que o ser humano.

HQ toda colorida, capa cartão, papel couché brilhante, senti falta da bio do autor e uma sinopse na quarta-capa. Os enquadramentos são grandes, no máximo seis requadros por página, o que proporciona uma dinâmica e ritmo na leitura, as cores revelam as mudanças de tempo e o leitor capta essa passagem ao longo da narrativa. A capa e a quarta-capa revelam dois importantes momentos da narrativa. O leitor atento vai perceber que as raposas aparecem no ínicio da narrativa, antes do pequeno Silver, mas sequer imagina que uma hora eles vão se encontrar ao longo da história. E esse encontro será o ápice da hq.