7 de maio de 2021

UAGADU, lendas da tradição oral africana em cordel

A editora Sesi-SP lança o livro que traz uma odisseia africana em quatro histórias.

O cordel sempre recontou histórias da tradição oral e as lendas de diferentes matrizes. Entretanto, neste sentido, são poucos os trabalhos realizados em relação à África e suas tradições mais remotas. Por isso, conheça o lançamento Uagadu ? Uma odisseia africana, publicado pela SESI-SP Editora e que chega às livrarias ainda no mês de maio.

Escrito por reconhecidos cordelistas brasileiros, Marco Haurélio e Arlene Holanda, Uagadu destaca quatro contos da África, transformadas em cordel com base em registros oficiais do arqueólogo e importante nome na etnografia alemã, Leo Frobenius, que trazem revelações surpreendentes e provocadoras do povo soninquê, base do Império de Gana.
Histórias de homens em suas buscas, enfrentando seus medos e tendo as forças testadas. São lendas de inimigos que precisam ser vencidos ? estes por vezes habitam nosso ser e com ele se confundem.
Contos em cordel que se completam sem perder sua individualidade e força, com textos independentes: A canção de Gassire, O tabele mágico, A grande serpente Bida e Samba Gana, que propiciam ao leitor um maior conhecimento sobre os seres humanos e as odisseias de cada um.


O POVO SONINQUÊ
Este é um livro que tem o fim que cada um espera dele. Voltado principalmente para o público infantojuvenil, é uma leitura inusitada e que descontrói o estereótipo africano. É uma magia perdida e reencontrada como Uagadu, a cidade dos soninquês.
O povo soninquê é de origem mandê. De acordo com as poucas e imprecisas fontes sobre a história da África negra, teria vivido na região que compreendia terras dos atuais países de Nigéria e Gana. Fundou pequenas cidades, que, desde o século IV, sofreram um processo de unificação, provavelmente uma estratégia nas guerras com povo nômades, que acabaram por se mesclar à população nativa. No século VIII, a região já era conhecida como Império de Gana. Antes do advento das invasões de povos oriundo do Magrebe, os soninquês chamavam sua região de Uagadu.

SOBRE OS AUTORES  

Marco Haurélio desenvolve, desde 2005, um trabalho de recolha, catalogação, classificação e difusão de gêneros da tradição oral brasileira, com destaque para contos e cantos populares. Escritor, professor e divulgador da literatura de cordel, tem mais de 50 livros publicados, a maior parte dedicada a este gênero que conheceu na infância. Pela SESI-SP Editora, lançou os livros Tristão e Isolda em cordel e A lenda do Batatão.  

Arlene Holanda possui graduação em História, é especialista em Artes Visuais e Metodologias do Ensino de História e tem curso de aperfeiçoamento em História da África. Além de escritora, atua também como produtora cultural, educadora, ilustradora e designer. Escreve em variados gêneros e estilos literários e tem mais de 50 livros publicados. 

FICHA TÉCNICA: 

Título: Uagadu - Uma odisseia africana 
Autores: Marco Haurélio e Arlene Holanda   
Editora: SESI-SP Editora  
ISBN:  978-85-504-0796-8  
Formato: 14 x 20 cm  
Páginas: 136  
E-ISBN: 978-85-504-0795-1