28 de junho de 2014

Brincar com palavras. Um lugar para a Literatura Infantil no LiteraturaBR

Façamos o seguinte exercício, responda as perguntas abaixo:
- Existem livros na sua casa?
- Você os lê?
- Na sua casa moram ou frequentam crianças?
- Existem livros de literatura infantil na sua casa?
- As crianças leem esses livros?
- Você lê esses livros?

Caso a resposta para todas as perguntas mencionadas seja sim, a você cabe ainda alguns outros questionamentos, Quem escolheu esses livros? A pessoa ou as pessoas que escolheram esses livros os leram? Por último, Quais são os critérios e parâmetros utilizados na escolha desses livros?

Quando o assunto é literatura infantil muitos desses questionamentos passam ao largo, talvez por acreditarmos que a criança não possui senso estético ou pelo simples fato de entendermos a leitura na infância como uma obrigação educacional, um pré-requisito para transformar um pequeno em um futuro leitor.

Na maioria das vezes, na ânsia de que livros sejam lidos pelas crianças não paramos para pensar o que é qualidade em literatura infantil, nem mesmo quais são as ideologias que estão sendo transmitidas nesses livros. O bom e velho Horácio, pensador grego, já afirmava que a função da poesia é “instruir e deleitar”, muitas vezes os escritores de literatura infantil ficam só com o primeiro e fazem verdadeiros manuais de comportamento disso, como se as crianças não tivessem condições de acessar a catarse e por isso não estivessem preparadas para o deleite.

O debate é grande, mesmo não possuindo grande espaço nos portais, revistas, blogs de literatura, muitos já se apropriaram dessa discussão, grandes nomes como o de Fanny Abramovich se debruçam há bastante tempo sobre essas questões.

Aqui, no LiteraturaBR, entendemos que também devemos entrar nesse caldo, por isso passaremos a publicar resenhas, entrevistas, poemas, textos, conteúdos ligados ao mundo da literatura infantil para os nossos leitores adentrarem nesse universo vasto, só nos resta uma última questão “trouxeste a chave”?