27 de janeiro de 2023

Clube de Leitura Moinhos

O primeiro encontro do clube de leitura da Moinhos, lançado em 2023, aconteceu na noite de 25 de janeiro com a mediação de Ivandro Menezes e Aline Teixeira que abriram os trabalhos de discussão do livro “Sacrifícios Humanos”, de María Fernanda Ampuero, o mais novo lançamento da editora.

Além de ser um espaço de trocas e compartilhamentos, o clube também é um lugar para se conhecer pessoas e estabelecer conexões literárias que envolvem o universo do livro. Reflexões, críticas e análises permeiam a proposta do clube.

A editora Moinhos está no mercado há 6 anos e já possui 200 livros publicados de 145 autores dentre nacionais e estrangeiros, 150 ainda em catálogo no site (https://editoramoinhos.com.br/ ) de diversos gêneros como contos, crônicas, poesias, romances, memórias, acadêmicos, não-ficção, ensaios, infanto-juvenil etc.

O primeiro encontro do clube contou com a participação de cerca de 20 leitores de vários lugares do Brasil como Minas Gerais, Paraná, Brasília, São Paulo, Curitiba e também do exterior como Oxford e México que durante duas horas debateram a obra de Ampuero considerada como um claro exemplo de um “horror realista” dos tempos contemporâneos.

Aline Teixeira conduziu o encontro e iniciou sua fala acerca da forma como Ampuero traz a , “a precisão da história da forma como ela consegue narrar e aborda questões trágicas sem colocar uma aura da divindade, tão comumente vista no contexto das religiões.”

Um dos pontos destacados na discussão sobre a obra foi a linguagem utilizada pela autora, segundo o leitor Marcelo Castelan (São Paulo), “ela utiliza uma linguagem contemporânea dentro de um contexto atual de forma contundente.”

Durante o encontro foi unânime a caracterização da obra como um “horror realista” por refletir o pior da representação humana nos contos, como afirmou Aline, “o bicho-papão não é um ser misterioso ou fantasioso, mas é um ser real que existe e está muito próximo daqueles personagens retratados nos contos.”

Este é o segundo livro de María Fernanda Ampuero lançado pela editora Moinhos, que já teve sua primeira publicação no Brasil em 2022 com o livro “Rinha de Galos”.

Sobre a autora

María Fernanda Ampuero (Equador, 1976) escreve narrativa de ficção e de não-ficção. Possui trabalhos publicados em inglês, francês, chinês, dinamarquês, alemão, português e italiano. Seu último livro, Pelea de Gallos (Páginas de Espuma, Madrid, 2018), foi um dos dez livros do ano do The New York Times en Español e já foi traduzido para vários idiomas. É uma das escritoras latinoamericanas mais importantes dos últimos anos, de acordo com a revista Gatopardo. Pelea de Gallos recebeu o prêmio Joaquín Gallegos Lara 2018 como melhor livro de contos do ano. Em 2012, foi selecionada como uma das 100 latinos mais influentes da Espanha, país em que vive desde 2005.

Sobre o livro

De certa maneira, cada um de nós pode ser o demônio do outro. Podemos acabar sendo o sacrifício humano do outro. Neste livro, o leitor ou a leitora passará a compreender a atmosfera que ronda a literatura de María Fernanda Ampuero, uma voz imprescindível da literatura latino-americana contemporânea. A podridão, a hostilidade e a violência marcam as nossas vidas, assim como a das diversas personagens de Sacrifícios Humanos.

Em nosso mundo, as bestas são os próprios humanos que se põem a aterrorizar uns aos outros, evidenciando as desigualdades, o desprezo que mantemos por nós mesmos e a violência que instauramos como um ato cotidiano.

Aqui, os sacrifícios dos marginalizados fazem com que o ódio, o silêncio e a morte daqueles que cultuam um altar sejam vistos como uma vitória. A dor e a imensidão do vazio humano que lemos e ‘ouvimos’ acabam por nos empurrar de maneira magistral nos vórtices criados nas narrativas de María Fernanda Ampuero.

Cada história que se narra pode ser considerada um grito de cada uma das vítimas desses sacrifícios humanos que acabam por marcar as nossas vidas após a leitura. É preciso, portanto, ter cuidado com os altares que estão estendidos por aí afora, e que são celebrados pela morbidez daqueles que nos desterram e assassinam.

Adquira o seu exemplar de “Sacrifícios Humanos” clicando aqui.

O próximo livro do clube será “O silêncio daqueles que vencem as guerras”, de Marco Severo. Adquira aqui o seu e participe do próximo encontro do clube.

Para participar do clube e ficar por dentro das próximas leituras do Clube, se inscreva aqui.