11 de março de 2023

Férias, pra quê te quero? É tempo de leitura!

Férias para milhões de brasileiros significa tempo de viajar, visitar algum parente distante, fazer obras, mudanças e para alguns uma oportunidade de colocar em dia as leituras.

Férias também é tempo de leitura. Ler como já dito em diversos lugares nunca deve ser obrigação, mas prazer. E nas férias buscamos fazer aquilo que nos dá prazer e vontade, mesmo que seja coisas chatas, mas a vontade de resolver logo é sempre jogada para as férias para não perder as horas do trabalho, do estudo, da aula e das demais obrigações ordinárias.

E como todo ano, nas minhas férias faço malas de viagem, não são malas de roupas e coisas de primeira necessidade pessoais de uso íntimo como sabonete, shampoo etc. Faço mala de livros, quais livros escolho para levar, pra ler, porque não tiro férias das minhas leituras.

Aí me falam, tu vai ler nas férias, Isa!? Sim, vou! Por quê não? Não é porque passo o ano todo lendo que vou tirar férias das leituras, pelo contrário eu vou é colocar minhas leituras atrasadas ou deixadas para depois por conta de vários impedimentos ou obrigações que não me permitem ter uma leitura mais atenciosa, então levo na mala pra devorar com tempo livre nas férias todo dedicado a isso.

E quem me acompanha aqui na minha coluna no site, ou no canal do instagram @corujadasletras ou no podcast do LiteraturaBr sabe bem que eu amo listas. Então vou listar os livros lidos nas minhas férias de janeiro de 2023 e tecer um breve comentário sobre eles. Não vou me delongar muito, porque a lista é grande!

Algumas observações: não há uma ordem de classificação; as escolhas foram de algumas obras lançadas em 2022 ou recebidas de editoras e/ou autores e escolhidos aleatoriamente.

Poesias:

Título: Balões Vítreos

Autor(a): Lucíola Macêdo

Editora(a): Selo Dulcinéia – Quixote+Do

Comentário da Coruja: A Quixote+Do em 2022 lançou o selo Dulcineia dedicado a lançar livros escritos por mulheres. Tenho recebido livros feitos com maestria pela editora e este não foi diferente, segue o mesmo rigor e preciosidade poética do catálogo. Merece atenção por parte de clubes de leituras como Leia Mulheres, espalhados por esse Brasil afora. A poesia de Lucíola é ao mesmo tempo densa e fluída, com o mesmo clamor das vozes femininas. Uma leitura gostosa e ao mesmo tempo requer atenção para as nuances da alma feminina, possui muitas referências literárias.

Título: O além da Montanha

Autor(a): Yao Feng

Editora(a): Moinhos

Comentário da Coruja: Uma das novas apostas da editora Moinhos tem sido a literatura oriental. Em se tratando de poesia, eu como leitora habituada a este gênero, embora tenho pouco conhecimento da cultura oriental, gosto de me aventurar a ler autores estrangeiros como forma de descobrir esse universo do outro lado do Atlântico. Yao Feng faz muitas referências à ancestralidade cultural, à paisagem e à autores principalmente portugueses. Uma leitura tranquila e que lhe dá aquela sensação curiosa de descobrir se há um jogo por detrás dos poemas.

 

Título: afiado, asfixiado, aficionado

Autor(a): Caio Bulla

Editora(a): Editora Folheando

Comentário da Coruja: Recebi do autor seu livro de poesia, projeto gráfico impecável e sua poética foi pra mim uma das leituras mais felizes desde a minha defesa de mestrado quando estudei a poesia concreta. Caio embebe nessa fonte do concretismo, da poesia marllameana e brinca de forma a fazer uma leitura crítica de nosso tempo como fez os irmãos Campos, Pignatari e seguem fazendo hoje Arnaldo Antunes e dentre outros dessa seara, eis a alegria de descobrir em Caio um poeta dessa mesma linguagem que transgride o fazer poético sem perder o chão em que pisa nesse território nefasto que vivemos e vivenciamos.

Título: A cidade líquida

Autor(a): Filipa Leal

Editora(a): Moinhos

Comentário da Coruja: Uma poesia sucinta, objetiva, clara e ao mesmo tempo tocante. A simplicidade do texto de Filipa enuncia diálogos com o espaço, o estar em algum lugar e até mesmo o estar em si, o estado do sujeito. Traça um caminho desmapeado, te leva a deriva até cruzar fronteiras. Filipa usa da poética do espaço pra construir o sujeito poético.

 

 

Romances:

Título: Sorte

Autor(a): Nara Vidal

Editora(a): Moinhos

Comentário da Coruja: Livro vencedor do prêmio Oceanos de 2019. Quando terminei de ler eu me questionei, por que eu demorei pra ler este livro??? Céus o digam por mim, prêmio merecido! Um romance cuja a narrativa transcorre na época do Brasil colônia. Uma Irlandesa de uma família católica engravida na viagem pro Brasil e ao chegar aqui o pai a manda pra um convento onde as mulheres que desavergonham as famílias tem seus bebês e estes são doados a família nobres que financiam o convento. Histórias de mulheres, de suas maternidades em uma época em que ser mãe só era digno para quem era casada. Mulher casada que não fosse mãe não era digna também.

Título: Pedro Páramo

Autor(a): Juan Rulfo

Editora(a): BestBolso

Comentário da Coruja: Romance mexicano curto e instigante, em um filho busca cumprir a promessa que fez à mãe de ir atrás do pai para cobrar-lhe as dívidas de que sua mãe rogou-lhe em morte. Em seu caminho, Juan traça diálogos com pessoas das quais descobre a verdadeira identidade do pai, do tio e das crueldades deixadas por eles. Uma leitura densa e crua, recheada de fantasia e mistério.

 

 

Título: criogenia de D. ou manifesto pelos prazeres perdidos

Autor(a): Leonardo Valente

Editora(a): Mondrongo

Comentário da Coruja: Uma leitura deliciosa e ao mesmo tempo curiosa, pois a voz do narrador você não consegue identificar quem é. Alternando entre masculino e o feminino, assim como comentada por Maria Valéria Rezende trata-se de uma “narrativa repleta de referências e perfeitamente integrada...” me faz lembrar o tempo todo da obra “acenos e afagos” de João Gilberto Noll, me faz sentir as mesmas sensações durante a leitura, mas de forma mais leve que Noll. Por isso reafirmo o poder curioso que esse livro me despertou.

 

Contos:

Título: Meio estreito

Autor(a): Roberto Menezes

Editora(a): Caos e Letras

Comentário da Coruja: Um deleite de leitura! Roberto Menezes traz histórias que mexem com as memórias mais fundas do nosso subconsciente. Retratos de um tempo, de uma época que só quem vivenciou vai sentir na pele os contos. Escrita fluida e cada história prende o leitor até terminar o conto. Li aos poucos para não acabar depressa o livro.

 

 

Histórias em Quadrinhos:

Título: Frankestein

Autor(a): Junji Ito

Editora(a): Pipoca e Nanquim

Comentário da Coruja: Quando peguei Frankestein, pensei vai ser uma adaptação interessante pelo mestre do terror nas HQs. Mas me deparei com uma releitura ao estilo verdadeiramente digno de um terror clássico. Junji Ito conhecido autor de mangás de terror conseguiu dar vitalidade ao personagem de uma forma diferente onde mescla o macabro com o dramático.

 

 

Título: Uma história real de Crime & Poesia

Autor(a): David L. Carlson e Landis Blair

Editora(a): DarkSide Books

Comentário da Coruja: Uma das melhores leituras das férias. A HQ narra a história de Matt Rizzo. Matt relata para seu filho Charlie, que após a morte da mãe vai morar com o pai. Por meio dos flashbacks a narrativa conduz o leitor no tempo e desenvolve os fatos e a relação entre Matt e Nathan Leopold, um dos criminosos ricos e condenado pela morte de uma criança por motivo fútil. Toda a história transcorre sobre a convivência dos dois na prisão até a liberdade de Matt Rizzo. Carregada de referências literárias, musicais, artísticas e religiosas a HQ é um primor de biografia ficcional.

Título: Berlim

Autor(a): Jason Lutes

Editora(a): Veneta

Comentário da Coruja: Uma primorosa HQ que narra a história da formação de Berlim e seus embates políticos-sociais-econômicos e culturais. O surgimento dos bolcheviques e a sua disseminação pela Alemanha, o enfrentamento da guerra e a reconstrução. O nascimento do Nazismo e suas consequências. Uma HQ de peso, não só pelo tamanho, mas pela narrativa que traz, uma verdadeira aula de história.

 

Título: Jun

Autor(a): Keum Suk Gendry-Kim

Editora(a): Pipoca e Nanquim

Comentário da Coruja: A HQ traz a história de um jovem autista em que descobre através da música o seu melhor canal de comunicação com o mundo. A narrativa mostra os preconceitos e as lutas de uma família que sofre para conseguir que a criança seja aceita e se adapte ao convívio social nos principais ambientes como a escola. O quão difícil é para a sociedade aceitar que o autista possui sua forma de ser e que cabe a ela dar espaço a eles para que possam se inserir socialmente.

 

Título: 1945

Autor(a): Keiko Ichiguchi

Editora(a): New Pop

Comentário da Coruja: Mangá que retrata a história de uma jovem na Alemanha Nazista, enfrenta o dilema de não apoiar o nazismo e proteger sua família. Uma história de amor que não é capaz de seguir adiante quando uma das partes opta se aliar ao nazismo em busca de vingança. Além de ser um mangá que retrata um período doloroso da história mundial também traz aspectos sobre o autoritarismo e massacre de ideias, opiniões e de pensamentos.

 

Título: Desenhos do Nando

Autor(a): Fernando Mota

Editora(a): Quadriculando

Comentário da Coruja: Uma série de charges, cartuns e caricaturas, que alternam entre críticas ao governo bolsonaro e homenagens a grandes nomes do mundo artístico com bastante referências. É um dos grandes nomes do futuro cartunismo brasileiro.

 

 

Título: Os Orixás – Do Orum ao Ayê

Autor(a): Alex Mir, Caio Majado, Omar Viñole

Editora(a): Peirópolis

Comentário da Coruja: A narrativa conta as origens dos orixás, onde começa o mito fundador da cultura yorubá. Por meio dos quadrinhos, as histórias da cultura afro são contadas de forma cuidadosa e didática para quem não conhece as religiões de matriz africana. A série possui 6 edições que contam as histórias dos orixás além de situar e explicar ao leitor iniciante sobre o significado de cada um dos deuses afros, utilizando a linguagem da religião de forma simples e clara. Um excelente material para quem quer conhecer um pouco da cultura de matriz africana.

 

Título: Silentium

Autor(a): Mhorgana Alessandra & Marília Aguiar

Editora(a): MhoeMa

Comentário da Coruja: Uma aclamação ao grande mestre do horror, Edgar Allan Poe. A HQ Silentium é uma releitura de Poe de três histórias de sua autoria das quais eu não conhecia, “Silêncio”, “A ilha da fada” e “Eldorado”. Uma HQ curta, colorida, cuja a arte que traz bastante movimento com cores intensas. A escolha do letreiramento não me agradou, pois dificultou um pouco a leitura ainda por cima com fonte tão pequena. O trabalho da dupla por si é muito bom e tem muito potencial.

 

Título: Como fazer amigos e enfrentar fantasmas

Autor(a): Gustavo Borges e Eric Peleias

Editora(a): Independente

Comentário da Coruja: Essa é daquelas leituras que mexe com o coração e amolece qualquer teimoso. Quem acredita em fantasmas? Quem tem medo deles? Duas crianças juntas irão desvendar os mistérios dessa questão. Muita ação e aventura permeiam a narrativa além de tocar em temáticas como amizade, memória, personalidade e família.

 

 

Título: Rua

Autor(a): Rapha Pinheiro e Renan Lino

Editora(a): Guará

Comentário da Coruja: HQ que apoiei no Catarse, uma narrativa que conta vários acontecimentos em uma rua onde um gari trabalha todos os dias. Até que um certo dia, começaram a surgir problemas sanitários na rua e deram por falta dele. A HQ traz o tema da invisibilidade das pessoas e trabalhadores essenciais no nosso dia a dia. O gostoso dessa leitura que é em estilo de crônicas ordinárias do cotidiano tão comuns a qualquer cidade.

 

Título: A Valise do Professor

Autor(a): Hiromi Kawakami e Jiro Taniguchi

Editora(a): Pipoca e Nanquim

Comentário da Coruja: Mais um mangá de Taniguchi, mangaká que tanto amo ler. Desta vez um trabalho curioso de adaptação de um romance da literatura da autora Kawakami. Pelo trabalho detalhado, ao que sugere, que Taniguchi tenha tentado traduzir em quadrinhos a narrativa literária de forma detalhada a começar pelo tamanho da obra. São mais de 400 páginas de leitura, bastante cansativo pelo excesso de detalhismo. Fazer leituras de obras com personagens flaneurs é o mesmo que andar junto com eles, e o mais interessante que neste caso trata-se de uma protagonista mulher que narra toda a história do romance do professor por quem se apaixona e começa o acompanhar em sua jornada por diferentes lugares.

Título: A incrível história da Medicina

Autor(a): Jean-Noël Fabiani e Philippe Bercovici

Editora(a): L&PM Editores

Comentário da Coruja: Eu sempre curto ler HQs que agregam conhecimento e informação de forma clara, objetiva e sucinta. Eis que esse trabalho percorre de forma genérica e rápida a história da medicina e de eventos que contribuíram para a sua evolução enquanto ciência. O mais interessante que a forma que é contada é bastante resumida, didática e informativa. A HQ não pretende aprofundar nos fatos históricos ou teóricos da medicina, mas apontar os caminhos percorridos por ela para chegar aos dias de hoje desde o homem pré-histórico.

 

Título: Andei por entre as frestas e te trouxe flores, pedras e algumas miudezas

Autor(a): Paulo Crumbim

Editora(a): Mino

Comentário da Coruja: Uma epopeia ao estilo underground sobre as eleições e o governo Bolsonaro, uma visão periférica de como os marginalizados foram cruelmente invisibilizados pelo governo e ainda assim teve alguns que acreditaram nele. HQ em P&B traço incrível, o título me enganou bonito.

 

 

 

Título: Dente de Leite

Autor(a): Patrick Martins e Igor Frederico

Editora(a): Pipoca e Nanquim

Comentário da Coruja: Quadrinho lançado pelo selo Originais da Pipoca e Nanquim que publica autores nacionais. Uma narrativa que trata sobre o puerpério de uma mulher que vive uma maternidade compulsória, sofre violência doméstica e em constante vulnerabilidade pelo abandono social, psicológico e afetivo. A HQ é crua demais para tratar de um tema delicado e sensível, faltou elementos de empatia e mais um olhar feminino sobre a dor e o sofrimento materno. Não curti muito por esse detalhe, HQs que falam de tudo que envolvem o lado feminino, da maternidade dentre outras questões de gênero quando tem abordagem de autores homens estão sempre aquém e falta muita informação para potencializar a narrativa.

 Título: Escuta, formosa Márcia

Autor(a): Marcelo Quintanilha

Editora(a): Veneta

Comentário da Coruja: Segundo contato que tive com a obra de Quintanilha e que me arrebatou muito. Uma graphic novel que fez jus aos prêmios recebidos no Jabuti e dentre outros concursos em 2022. Um retrato novelístico brasileiro que daria uma perfeita minissérie nas plataformas de streaming. Embora escrita por um homem, mas Quintanilha busca na fonte, na essência histórias que costumeiramente vemos no cinema, na dramaturgia e traduz isso muito bem para os quadrinhos.

 

Título: O segredo da floresta

Autor(a): Felipe Nunes e Theddy Correa

Editora(a): Panini Comics

Comentário da Coruja: Quando uma relação entre irmãos com visível diferença de idade não anda bem, nada como certas situações ruins que vem para o bem. E foi dessa forma que o amor prevaleceu, sobressaiu e fortaleceu a relação da família. Um acampamento que era pra ser diversão virou uma aventura que poderia dar em um bom filme de terror, mas muita ação e suspense revelaram-se um ótimo drama familiar nessa HQ.

 

Título: Alimenta estes olhos

Autor(a): Marcelo Quintanilha

Editora(a): Veneta

Comentário da Coruja: Obra que reúne os principais trabalhos iniciais de Quintanilha. As narrativas funcionam como contos-crônicas, são várias histórias, não me prendeu muito nem me empolgou. Mas o conjunto da obra em termos gráficos, arte e narrativa revelam o potencial do quadrinista em seus trabalhos premiados que viriam posteriormente.

 

 

Título: Corso

Autor(a): Danilo Beyruth

Editora(a): Comixzone

Comentário da Coruja: Uma das poucas aventuras que li nas férias e que curti bastante. Em Corso percebe-se a obstinação de Danilo Beyruth pelo tema do universo intergaláctico, o quadrinista já possui um longo trabalho nas Graphics MSP com o personagem Astronauta que possui a mesma temática. Corso traça elementos primitivos e futurísticos que permeiam a narrativa bem como ambientam os cenários. Outro ponto curioso durante a leitura me fez lembrar algumas sagas cinematográficas como Pantera, Matrix, etc que envolvem guerras entre diferentes mundos que não se conhecem.

Título: Nem todo robô

Autor(a): Mark Russel, Mike Deodato Jr., Lee Loughridge

Editora(a): Comixzone

Comentário da Coruja: Distopias são uma das minhas leituras favoritas. A Comixzone tem trazido ao Brasil bons títulos desse gênero de autores estrangeiros. A história narra um universo dominado por tecnologias que controlam e fazem tudo para o homem. Neste quadrinhos temos uma guerra entre robôs e humanos para definir quem vai dominar o mundo. Uma HQ que toca no ponto de crítica sobre o quanto a tecnologia se torna de fato necessária na vida do homem e seus limites.

 

Título: A cidade de vidro

Autor(a): Paul Auster, Karasik, Mazzuchelli

Editora(a): Mino

Comentário da Coruja: Adaptação da obra de Paul Auster, Cidade de Vidro é uma narrativa extensa e densa, um pouco cansativa e difícil em certas passagens. O leitor tem que estar bastante atento para não se perder na história.

 

 

 

Título: A mão verde e outras histórias

Autor(a): Nicole Claveloux, Édith Zha

Editora(a): Comixzone

Comentário da Coruja: A Comixzone tem trazido ao Brasil quadrinhos com histórias que mexem com nosso imaginário, contos e fábulas que trazem interessantes reflexões sobre o mundo moderno. Com uma arte surreal, desconcertante e psicodélica traz referências visuais da arte, da propaganda, que funcionam muito bem para criar um ectasy na leitura e deixar o leitor desorientado e sem uma explicação clara da história.

 

Título: Contos ordinários: Até aqui tudo ia bem...

Autor(a): Ersin Karabulut

Editora(a): Comixzone

Comentário da Coruja: Este é o segundo quadrinho do autor turco Ersin Karabulut, de Contos Ordinários (2021), que a Comixzone traz para o Brasil. Nesta obra temos diversos contos que narram histórias de uma sociedade resignada por crenças e obsessões tecnológicas que minam a liberdade e as relações humanas. Um quadrinho que parece distópico, mas que está muito próximo de uma distopia real, em que questionar se torna perigoso, ser diferente então mais arriscado viver num mundo opressor, de um sistema repressor e condicionante.