Só Não Posso Dizer o Nome estreia em 12 de novembro
Só Não Posso Dizer o Nome, novo longa de Helvécio Ratton, estreia nos cinemas brasileiros em 12 de novembro, com distribuição da O2 Play. Inspirado na graphic novel autobiográfica No Abuses de Este Libro, da chilena Nati Chuleta, o filme combina cenas com atores e animação para abordar a violência sexual na infância e o silenciamento das vítimas.
A história acompanha Tina, uma jovem que decide denunciar à Justiça o abuso cometido pelo padrasto quando era criança. Ao buscar responsabilizá-lo, ela enfrenta a resistência da própria família e os obstáculos que dificultam a denúncia de uma violência ocorrida dentro de casa.
Os quadrinhos como forma de narrar a experiência
Na trama, Tina transforma sua trajetória em uma história em quadrinhos e cria uma super-heroína imaginária. A animação aparece em momentos delicados da narrativa, como recurso para representar a experiência da personagem.
Ratton conheceu a obra de Nati Chuleta cerca de oito anos antes, segundo a divulgação. O roteiro foi desenvolvido com Laura Barile e Pilar Fazito, adaptando elementos da história à realidade brasileira.
“O cinema não muda a realidade, mas tem a capacidade de emocionar e de fazer pensar”, afirma o diretor no material de imprensa.
Filmado em Belo Horizonte
Rodado em Belo Horizonte, o longa tem Lara Martinelli e Laura Del Picchia no papel de Tina em diferentes fases da vida. Ratton também dirigiu Menino Maluquinho, Pequenas Histórias e Batismo de Sangue.
O trailer oficial está disponível no canal da O2 Play. A divulgação apresenta o filme como uma oportunidade de discutir a escuta e o acolhimento das vítimas.
Serviço
Filme: Só Não Posso Dizer o Nome
Direção: Helvécio Ratton
Roteiro: Helvécio Ratton, Laura Barile e Pilar Fazito
Elenco: Lara Martinelli e Laura Del Picchia
Inspirado na graphic novel No Abuses de Este Libro, de Nati Chuleta
Estreia nos cinemas brasileiros: 12 de novembro de 2026
Distribuição: O2 Play


