26 de outubro de 2023

Lavadeiras do São Francisco | Literatura & Decolonialidade | Com Mylena Queiroz

Olá a todas, todes e todos. Sejam muito bem-vindos ao Lavadeiras do São Francisco. O que é decolonialidade? Talvez essa seja a pergunta que esteja se fazendo. Ivandro e João Matias convidaram a pesquisadora Mylena Queiroz para responder a essa pergunta e as suas relações e conexões com a Literatura.

Ouça no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music, Google Podcast ou no seu app favorito.

 

SOBRE A NOSSA CONVIDADA

MYLENA QUEIROZ é Doutora em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (PPGLI/UEPB), com projeto sobre Transfronteira na obra de Guimarães Rosa e bolsa CAPES (2020-2022). Realizou estágio doutoral na Universidade de Hamburgo (2021-2022). Tem Mestrado (2018) pelo mesmo programa e mesma instituição. Graduada em Letras Vernáculas e suas Literaturas (UEPB), tem experiência em docência de Língua Portuguesa e Literaturas no ensino básico e no ensino superior. Foi agraciada com a bolsa de excelência acadêmica Deutschlandkundlichen Winterkurs (2019/2020), pelo DAAD. Em sua produção bibliográfica constam, dentre outras, participações em livros voltados para a área de Letras - alguns dos quais podem ser encontrados no Banco de Dados bibliográfico João Guimarães Rosa, da USP - como o publicado pela EDUEPB "Poiesis do Real: Literatura e Multiplicidade", com capítulo que versa sobre a obra Guimarães Rosa enquanto literatura de multidão. Junto a Annie Figueiredo, organizou o livro "Literatura, Ética e Política" (2020), publicado pela editora Bordô-Grená. Publicou o livro "Pacto diabólico [e outros pactos] em Grande Sertão: Veredas" (2022), pela Editora Benares. Possui interesses principalmente em Teoria e crítica literárias contemporâneas, Narratologia Contemporânea e nas relações entre Literatura, Ética e Política. Primeira pessoa de toda sua árvore genealógica a frequentar uma universidade, acredita na educação como promotora de mobilidade social.

 

FICHA TÉCNICA

Produção: LiteraturaBr (Colabore com o nosso ⁠⁠⁠catarse⁠⁠⁠)

Gravação e edição:⁠⁠⁠ ⁠⁠Ivandro Menezes⁠⁠⁠⁠⁠

Apresentação e Roteiro: ⁠⁠⁠⁠⁠João Matias⁠⁠⁠⁠ ⁠e Ivandro Menezes

Participação: Mylena Queiroz

Ouça a playlist das trilhas e vinhetas usadas nesse episódio.

 

REDES SOCIAIS

O Lavadeiras do São Francisco está no⁠⁠⁠ ⁠⁠Instagram⁠⁠⁠⁠⁠,⁠⁠⁠ ⁠⁠Twitter⁠⁠⁠⁠⁠ e⁠⁠⁠ ⁠⁠Facebook⁠⁠⁠⁠⁠.

 

O Lavadeiras do São Francisco é uma produção independente e o conteúdo é disponibilizado gratuitamente nas plataformas de podcast.  As opiniões emitidas pelos convidados são livres e de inteira responsabilidade dos mesmos.

 

OUÇA, CURTA, COMENTE E COMPARTILHE