9 de agosto de 2023

O Pescador de Memórias

O Pescador de Memórias, com roteiro do português Miguel Peres e desenhos da brasileira Majory Yokomizo é o lançamento da editora Quadriculando que está em pré-venda desde julho/2023 na plataforma do Catarse. A HQ tem 68 páginas coloridas, formato 20x28 cm e foi editada em 2021 no Reino Unido pela Blue Fox Comics e mais tarde em Portugal pela Kingpin Books.

No seu percurso, em 2022, venceu o prêmio de "Melhor Argumento de Autor Português" no Vinhetas d'Ouro e foi nomeado para "Melhor Argumento" e "Melhor Publicação Nacional" nos XIX Troféus Central Comics.

Miguel Peres assume-se como um argumentista notável e sensível, que sabe levantar questões e reflexões pertinentes nas suas obras. Lethe, o protagonista desta história, sofre de Alzheimer. E está perdendo as suas próprias memórias, de um momento para o outro, sem que o consiga evitar. Ainda se aventura a tentar pescar as memórias que nadam algures nesse imenso mar do esquecimento. Mas essa é uma tarefa que vai sendo cada vez mais difícil. E se pensarmos que todos nós somos o resultado das memórias e vivências passadas, é fácil de perceber como Lethe se encontra à deriva da sua própria vida e autoconhecimento. Miguel Peres aborda com sensibilidade – mas sem se tornar piegas – a questão da doença de alzheimer.

É uma história cheia de alegorias e metáforas, onde está presente uma grande dose de simbologia que torna a leitura demasiado livre a interpretações para quem a lê.

Uma coisa que também é digna de comentário é a fantástica capacidade de Miguel Peres para começar e acabar este O Pescador de Memórias. Com um texto sentido, nos faz praticamente uma síntese e nos convida a entrar na (sua) história. E o final, que fecha a narrativa com verdadeira chave de ouro, é de uma carga emocional muito intensa, que é depois ainda sublinhada pela utilização de uma citação do autor Jeff Lemire, em Essex County, que assenta que nem uma cereja no final da obra.

Em termos visuais, a experiência em O Pescador de Memórias é bastante agradável. E tudo por causa da paleta de cores suaves que faz com que seja agradável imergir neste universo visual. A forma como as cores são aplicadas, em aquarela, dão toda a harmonia e sensibilidade que o argumento pedia. A brasileira Majory Yokomizo faz um excelente trabalho nessa aplicação da cor.

Há várias coisas que entusiasmam nas ilustrações, como alguns planos de detalhe; a fantástica prancha em que as vinhetas estão rachadas; a lindíssima vinheta que coloca Lethe, a sua mulher e a sua filha a observarem o mar; ou a prancha dedicada aos vários flashbacks da vida do protagonista.

O Pescador de Memórias é um excelente quadrinho, onde Miguel Peres aparece bastante inspirado, levantando questões relevantes e maduras nas entrelinhas do seu argumento. A arte visual consegue decorar com belas cores esta história, que nos faz pensar de forma agridoce sobre a nossa vida, e que tem o condão de começar e terminar de forma absolutamente brilhante.

O Pescador de Memórias está em pré-venda na plataforma de Crowndfunding Catarse,  pelo link: https://catarse.me/pescador