28 de junho de 2023

Cada Remada, Uma História

Quatro jovens provenientes de diferentes nações indígenas embarcam em uma emocionante jornada pelo Rio Amazonas. O propósito dessa viagem é desvendar a lenda da Fonte do Arco-Íris, uma história compartilhada por um viajante mais velho que descreve um lugar maravilhoso onde as sementes do arco-íris são encontradas, um local repleto de magia e beleza, onde a alegria ilumina as luzes emanadas desse arco sagrado.

Ao revezarem-se no remo enquanto conduzem a canoa, eles descobrem que a cada remada surge uma nova história. Os autores transformam-se em personagens, compartilhando as vidas, os costumes, as lendas e as tradições de suas respectivas nações: Sateré-Mawé, Munduruku, Wapichana e Maraguá. Trabalhando juntos pela primeira vez, eles constroem uma narrativa que abrange tanto o conhecimento quanto o autoconhecimento.

O momento de atravessar o rio se revela uma oportunidade para que esses jovens compartilhem suas dúvidas, expectativas e anseios sobre as vantagens e desvantagens de viver em seus territórios de origem ou nas cidades. Assim, nasce uma relação de cumplicidade, admiração e respeito entre eles.

Esta obra coletiva incorpora toda a sabedoria dos renomados Tiago Hakiy, Daniel Munduruku, Cristino Wapichana e Roni Wasiry, que dominam a arte da literatura como ferramenta de transformação. Além disso, as páginas ganham vida por meio do talento do ilustrador Mauricio Negro, especialista em retratar as belezas naturais e a diversidade cultural do Brasil.

"Como ilustrador, embarquei nessa jornada com amigos queridos. O que torna este livro ainda mais singular é que os quatro escritores, verdadeiros amigos, são também os personagens rejuvenescidos pela aventura que eles próprios criaram", conta Mauricio.

Mais do que apenas proporcionar uma compreensão da causa dos povos originários, este livro é como uma semente que inspira reflexões sobre a sociedade, o avanço tecnológico e os verdadeiros valores que importam na vida. Será que somos capazes de reconectar a fonte com a foz do arco-íris?

Ficha Técnica:
Título: Cada Remada, Uma História
Autores: Tiago Hakiy, Daniel Munduruku, Cristino Wapichana e Roni Wasiry
Ilustrações: Mauricio Negro
Páginas: 116
Formato: 15,5 x 23
Preço: R$ 57,90
ISBN: 978-85-0607-479-4