15 de dezembro de 2022

Afirma Pereira: Posicionar ou Não se Posicionar?

Uma curiosa análise da HQ AFIRMA PEREIRA, baseada no romance de Antonio Tabucchi.

Adaptação do romance do autor italiano Antonio Tabucchi, a narrativa traz a história de um colunista do caderno cultural de um tradicional jornal português. Transcorre em meio ao cenário político da ditadura salazarista, Pereira vive alheio às questões políticas, recluso e solitário desde que ficou viúvo, seus diálogos mais constantes são com o retrato de sua falecida esposa.

Pereira está muito envolvido com a tradução de um clássico da literatura e é responsável pela página de cultura de um jornal conservador, e conhece o jovem Monteiro Rossi quem ele contrata para serviço freelancer de escrever obituários de escritores famosos vivos. Porém, o rapaz faz obituários muito enaltecedores de nomes da literatura considerados inimigos do fascismo, isso gera uma situação complicada à Pereira diante de seu editor-chefe.

Pereira passa a ser vigiado pela polícia-política e quando se vê está envolvido com Rossi, o primo dele e a sua bela namorada a ponto de protegê-los da perseguição. Em meio a toda essa situação, Pereira não deixa claro a quem de fato apoia politicamente, mas quando se vê protegendo seus novos amigos é clara a percepção de que ele discorda da opressão e violência a jovens talentosos e corajosos.

O leitor atento vai perceber que Pereira fica encantado com tamanha coragem dos jovens que ele mesmo não teve em vida, coragem para promover mudanças seja no aspecto do pensamento político seja na vida pessoal e até mesmo para assumir a participação dos nomes de escritores críticos à política vigente em sua coluna.

Seu silêncio muitas vezes traduz situações ambíguas como medo, receio ou até falta de coragem numa tentativa de se proteger.

O que essa HQ mostra que é preciso dar voz e vazão aos pensamentos, defender o direito de liberdade de expressão, se permitir se colocar diante dos fatos e da vida.

A arte dos desenhos assemelham-se aos rabiscos de esboços como os sketchs, e a narrativa toda é ambientada em cenário urbano o que torna perfeito pra esse tipo de traço. Embora seja toda colorida, ao final tem extras com croquis em preto e branco tão belos quanto os coloridos, que na minha opinião achei muito mais lindos que o conjunto todo da graphic.