22 de maio de 2021

Vem aí a Antologia Poética LiteraturaBr

Durante muito tempo, posterguei vários projetos para o LiteraturaBr, nunca por descaso, mas por falta de tempo, energia e, principalmente, dinheiro. Ano passado, no início do ano, cheguei a lançar um editorial em que falava que o site ia acabar, fecharia as portas se nada acontecesse naquele 2020.

Infelizmente, a pandemia chegou, e me senti, momentaneamente, entre a cruz e a espada, na dificuldade de tentar manter, mais uma vez só, o LiteraturaBr. Por um lado, pensei que eu não daria conta de mais um ano sem apoio algum; por outro, pensei que manter o site seria uma maneira de contribuir, mesmo que de maneira pequenina, para a divulgação de obras literárias e de textos de autores e autoras ainda desconhecidas como sempre fizemos.

Para minha sorte, algumas pessoas surgiram para ajudar o site mais uma vez. Digo isso porque por várias vezes que estivemos a perigo essas pessoas apareceram. Nesse caso, foram a Isa de Oliveira, a Mika Andrade e o Roberto Menezes que disseram poder ajudar, de alguma maneira, a não deixar o site morrer. O principal, eu dizia, era o tempo, mais que o dinheiro, porque sem tempo não há publicação de produção de nada. Eles me ajudaram a pensar na reorganização da coisa e a conseguir novos textos e viabilizar o agendamento de publicações.

Mais uma vez, se não fossem pessoas como essas, o LiteraturaBr realmente poderia ter partido em 2020. E não digo isso de maneira dramática, não é essa a intenção. Mas quando você já está pronto para desistir e uma pandemia como a que estamos vivenciando acontece, parece que é um sinal para abandonar tudo. Principalmente quando esse projeto, que é o LiteraturaBr, há quase18 anos no ar, não se mantém no sentido financeiro da coisa. Não é fácil pra mim admitir que o meu maior projeto, aquele que me levou a vários outros pontos da minha vida, como ser editor, tem realmente a chance de acabar. Não é fácil. Mas pra tudo há um limite para o transbordar...

No entanto, essas pessoas que me mencionei me deram ânimo e comecei a reerguer várias ideias que eu tinha fincadas na mente, que há muitos anos gostaria de fazer. Comentei com elas algumas dessas ideias e acharam que, devagar, as coisas poderiam acontecer para ajudar a viabilizar a manutenção do LiteraturaBr. E um desses projetos é a Antologia Poética LitearturaBr.

Sim, a Antologia Poética LiteraturaBr vem aí.

Depois de anos da primeira antologia lançada pelo portal, uma de contos, em que eu e Marco Severo formos organizadores, voltamos agora o olhar para uma ideia antiga, que é a primeira Antologia Poética do LiteraturaBr.

E esse texto é um convite, para que, a partir da próxima semana, quando faremos uma live em nosso instagram, para anunciar a abertura do projeto via Catarse, vocês possam começar a se organizar para acompanhar a campanha, para compartilhar, para informar a outras pessoas que essa antologia existe.

Com ela, a gente espera atingir a meta que estará lá estipulada. Se conseguirmos atingi-la, daremos um primeiro passo para realizar a reforma do site, que, depois de anos sem nenhum ajuste, merece ter uma nova estética para melhor usabilidade de vocês, leitores e leitoras.

Isso acontecendo, em seguida, o LiteraturaBr buscará ser o que já foi há alguns anos com mais força, tornar a ser referência na produção de conteúdo literário na internet, mas, muito mais, de se tornar um hub literário, se é que é possível definir assim, propondo oficinas, cursos e muitas outras ideias que estão esperando esse start inicial, que é a Antologia Poética LiteraturaBr.

Com ela, além da produção da Antologia, vamos conseguir manter o site em um novo servidor, para ficar mais rápido, atualizar a anuidade do domínio e procurar começar a pagar, minimamente, os colaboradores fixos do portal.

Eu sei, é muita coisa, mas é isso, é a última tentativa, espero que essa tentativa vingue pra que a gente não pense mais em desistir.

Um abraço,

Nathan Matos