25 de março de 2021

Fazia Poesia e seus 5 anos

Portal Fazia Poesia completa 5 anos de incentivo e apoio à poesia contemporânea

Há exatos 5 anos, em 25 de março de 2016, nascia o portal Fazia Poesia (faziapoesia.com.br), que viria a se tornar a maior publicação de poesia em português da plataforma Medium.

Em meio às tecnologias e diferentes formas que a leitura e escrita da poesia vem existindo e se adaptando, o portal começou com a publicação de poemas da própria equipe de poetas, que atualmente conta com 230 pessoas espalhadas Brasil afora e hoje diversifica a criação de conteúdo através de coletâneas, divulgação de concursos e chamadas, publicação de artigos, ações de estímulo à escrita e um programa de oficinas online, além da presença nas redes sociais.

“A Fazia Poesia, ou FP, como carinhosamente chamamos, nasceu da necessidade de um espaço dentro do Medium para reunir os poemas que eram publicados por lá. Ao longo do tempo, o portal (que já foi chamado de blog, revista digital e coletivo online) foi evoluindo e aos poucos entendemos qual deveria ser o nosso foco e o tipo de conteúdo que precisávamos produzir”, afirma o fundador e editor-chefe Alex Zani.

O Medium é uma plataforma de publicação de blog criada pelo co-fundador do Twitter, Evan Williams, em agosto de 2012. A plataforma evoluiu para uma espécie de rede social com foco na escrita, sendo um exemplo de jornalismo social. Hoje, devido às políticas restritas de anúncios da plataforma, o portal Fazia Poesia vem buscando projetos externos de remuneração em parcerias com editoras independentes, na criação de um programa de oficinas online e em projetos para além das telas digitais.

Ao longo dos 5 anos de existência, o portal contou com a ajuda voluntária de diversas pessoas na equipe de editores.“Fazer parte e acompanhar o desenvolvimento da Fazia Poesia nestes 5 anos é um enorme prazer, pois além de acompanhar o que está sendo feito hoje por poetas de todo o país, há um grande espaço para troca de impressões, referências e ideias com essas pessoas, o que torna minha experiência enquanto autor ainda mais rica”, afirma o artista e poeta Baga Defente, que foi o primeiro a integrar a equipe de poetas e também atuou um período como editor do portal, lá no começo. 

Para construir a equipe de poetas, o portal organiza anualmente uma chamada que recebe amantes da poesia de todo o Brasil; inclusive, há brasileiros em outros países que integram a equipe. Na última chamada, concluída em janeiro de 2021, os inscritos tiveram que escrever um poema exclusivo, em um exercício da intertextualidade entre a imagem e a poesia. 

Bruna Modesto, poeta curitibana e integrante da equipe de poetas desde 2016, também já passou pela equipe editorial e afirma: “É nostálgico olhar para 5 anos atrás e ver que a FP evoluiu de um grupinho de whatsapp de entusiastas da poesia para o maior portal de poesias do Medium Brasil. Na época, era uma incógnita: não sabíamos se seria só mais um projeto que em breve cairia no esquecimento. Não caiu. A FP atrai apaixonados pela poesia que hoje são uma equipe com capacidade de produção de absurda qualidade, ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento, ajudando a instruir poetas através de oficinas a preço acessível, de ações como o de Setembro Amarelo, da divulgação de concursos e artigos que levam a literatura poética a todo canto. Sinto orgulho de tudo o que foi conquistado! É um prazer estar na FP desde os seus primeiros passos.”

Nesse período de existência do portal, o de maior destaque foi o último ano, a partir do fim de 2019, quando houve uma estabilidade nos integrantes da equipe editorial e o aumento dos acessos em seus canais. No começo da quarentena, o portal realizou uma campanha na qual abriu as portas para que qualquer poeta pudesse ter poemas publicados por lá. O resultado disso foi a publicação de mais de 300 poemas em 2 meses. No segundo semestre, o portal reuniu 50 poetas, em 25 duplas, com a proposta de uma criação conjunta de poemas, que resultou na antologia Fizemos, disponível aqui. Em 2020, o portal fechou o ano com mais de 250.000 acessos e, para 2021, os números continuam promissores. 

Atualmente, além do Editor-Chefe, Alex Zani, mais duas pessoas integram o corpo de editores do portal: Ana C. Moura, Editora de Projetos, que se lembra de quando conheceu a FP e de quando, um tempo depois disso, abriu a chamada de poetas e decidiu se inscrever. Não sem alguma hesitação, nas palavras dela: “Mesmo em meio a tanta dúvida e conflito meus, vi, na FP, uma possibilidade, uma abertura, uma potência de expansão. Um espaço para movimentar a poesia que corre dentro e que corre fora, de exercer o fluxo e a aproximação com uma das margens que me são mais caras. Do primeiro contato com a FP para cá, não posso dizer que as dúvidas e os conflitos não mais existem, mas, se tudo é mesmo continuidade (não sem algumas rupturas), segue sendo esse caminho pavimentado no todo-dia. Caminho de desenvolvimento e de acolhimento das incertezas. Caminho de poesia, de alquimia, de infinitude, de leveza, de deslumbre”. E Ana Mendes, Editora de Comunicação, que consegue resumir o que a Fazia Poesia representa para ela em uma palavra: insistência: “A FP tem me feito, desde 2018, insistir na poesia, e não apenas naquela contida nos versos ou no ato de escrever. É uma teimosia em deixar os olhos bem abertos e calibrar, vez ou outra, os sentidos, para continuar “experienciando” a poesia para além do papel. É insistir em manter acesa aquela fagulha de esperança e curiosidade frente ao mundo e ao impacto das palavras nele”. A equipe conta, ainda, com a ajuda dos assessores de projetos Ísis Cunha e Yuri Lucena, que auxiliam nas seções de coletâneas e artigos do portal.

Para o futuro da Fazia Poesia, a equipe indica planos que envolvem, cada vez mais, o incentivo à produção de poesia e à aproximação dos poetas com o público-leitor, de maneira a estreitar relações e reforçar o fato de que a poesia é e deve ser para todos. Em relação aos projetos concretos que ainda estão por vir, pode-se acreditar em um futuro onde exista a editora Fazia Poesia, com um catálogo recheado de poetas e da diversidade cultural e qualidade literária gigantesca que o Brasil possui.

Atualmente, Alex Zani, editor-chefe, divide a equipe de editores com Ana C. Moura, editora de projetos e Ana Mendes, editora de Comunicação. Que também contam com a colaboração de dois assessores de projetos, Ísis Cunha e Yuri Lucena, que auxiliam nas seções de coletâneas e artigos do portal.

Em retrospecto, Ana C. Moura comenta sobre o primeiro contato que teve com o portal e expressa o carinho que sente por esse espaço: “Eu me lembro de quando conheci a FP e de quando, um tempo depois, abriu a chamada de poetas e decidi me inscrever, não sem alguma hesitação. Mesmo em meio a tanta dúvida e conflito meus, vi, ali, uma possibilidade, uma abertura, uma potência de expansão. Um espaço para movimentar a poesia que corre dentro e que corre fora, de exercer o fluxo e a aproximação com uma das margens que me são mais caras. Do primeiro contato com a FP para cá, não posso dizer que as dúvidas e os conflitos não mais existem, mas, se tudo é mesmo continuidade (não sem algumas rupturas), segue sendo esse caminho pavimentado no todo-dia. Caminho de desenvolvimento e de acolhimento das incertezas. Caminho de poesia, de alquimia, de infinitude, de leveza, de deslumbre”.

Ana Mendes adiciona também: “Posso resumir o que a Fazia Poesia significa para mim em uma palavra: insistência. A FP tem me feito, desde 2018, insistir na poesia, e não apenas naquela contida nos versos ou no ato de escrever. É uma teimosia em deixar os olhos bem abertos e calibrar, vez ou outra, os sentidos, para continuar “experienciando” a poesia para além do papel. É insistir em manter acesa aquela fagulha de esperança e curiosidade frente ao mundo e ao impacto das palavras nele.”

Para o futuro da Fazia Poesia, a equipe indica planos envolvendo cada vez mais o incentivo à produção de poesia, aproximando poetas com o público-leitor, de maneira a estreitar relações e motivar o fato de que a poesia é e deve ser para todos. Em relação aos projetos que ainda estão por vir, pode-se acreditar em um futuro onde exista a editora Fazia Poesia com um catálogo recheado de poetas com a diversidade cultural e gigantesca qualidade literária que o Brasil possui.

O acesso ao portal Fazia Poesia se dá pelo endereço faziapoesia.com.br e estão nas redes sociais como @faziapoesia. Para entrar em contato com a equipe, basta enviar email para o endereço contato@faziapoesia.com.br.