1 de março de 2021

FLIMA 2021 Online

A terceira edição da FLIMA – Festa Internacional de Literatura da Mantiqueira acontece em edição 100% virtual e gratuita entre os dias 18 a 21 de março de 2021. Serão doze mesas de debate com escritores, poetas, jornalistas, acadêmicos e músicos. A transmissão será feita pelo YouTube e Facebook. A curadoria da programação é de Roberto Guimarães, jornalista, mestre em Letras com especialização em“publishing” e idealizador da FLIMA.

Paralelamente, a FLIMINHA realizará 10 atividades para crianças, famílias e educadores e terá curadoria de Cristiane Tavares, mestre em Literatura e Crítica Literária, coordenadora do curso de especialização Literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz (SP).

Antes da festa, a partir de 18 de fevereiro, serão realizadas três oficinas igualmente gratuitas. A primeira (com inscrições já encerradas), de criação literária, com Aline Bei, terá oito horas de duração e resultará na edição de um livro com a produção dos participantes. Na sexta-feira, 19 de fevereiro, serão abertas as inscrições para a oficina de capa de livro com Tereza Bettinardi e para a oficina de contação de histórias, com Vanderléia Barboza.

Sobre a FLIMA

A FLIMA - Festa Literária Internacional da Mantiqueira é uma iniciativa cultural independente que, desde 2018, desenvolve atividades de difusão de literatura, formação de leitores e promoção do livro em quatro cidades da Mantiqueira paulista: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. As duas primeiras edições da festa, em 2018 e 2019, foram realizadas com recursos obtidos via financiamento coletivo (sem leis de incentivo ou apoio de editais). Foram cerca de 200 atividades e 20 mil participantes.

Em 2020, o evento aberto ao público, que aconteceria em agosto, em Santo Antônio do Pinhal, foi cancelado em função da pandemia de Covid-19. Em 2021, a festa terá duas edições de quatro dias cada. A primeira 100% online, de 18 a 21 de março e a segunda, com possível formato híbrido, de 19 a 22 de agosto. As duas edições de 2021 foram contempladas em editais do ProAC, sendo que a edição de março será viabilizada com recursos do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc.

Sobre a FLIMINHA

Em 2018 e 2019, a FLIMA, por meio da Fliminha e do núcleo FlimAmbiental, dedicado a atividades que combinam literatura, arte e educação ambiental, realizou 41 atividades presenciais abertas e gratuitas para crianças – como oficinas para crianças e famílias, contação de histórias, performances musicais e poéticas, encontros com autores e ilustradores e vivências na natureza – com a participação de mais 1.000 crianças, entre 2 e 13 anos de idade. Em 2019, com o apoio do Sesc Taubaté, organizou seis oficinas para todos os alunos dos ciclos infantil e fundamental de Santo Antônio do Pinhal, atendendo cerca de 1.500 crianças. Nesses dois anos, foram realizadas, ainda, 6 oficinas em outras cidades da região (Campos do Jordão, Monteiro Lobato e São Bento do Sapucaí).

Serviço

Mesas de debate
De 18 a 21 março
-12 mesas FLIMA
-10 atividades Fliminha
Site: https://www.flima.net.br
Twitter: @flima_net_br
Instagram FLIMA: @flima.net.br
Instagram FLIMINHA: @fliminha.net.br
Facebook: @flima.net.br