17 de janeiro de 2021

Torpedo 1972 chega ao Brasil pela JBraga Comunicação

HQ espanhola chega ao Brasil pela mais nova editora de quadrinhos, JBraga Comunicações.

Violento, egoísta e amoral, o assassino profissional Luca Torelli se tornou um marco dos quadrinhos espanhóis com a série Torpedo 1936, que acompanhou a trajetória do anti-herói na cidade de Nova York durante os anos da depressão americana. A série foi criada pelo roteirista espanhol Enrique Sánchez Abulí e pelo desenhista americano Alex Toth em 1981, mas esse último deixou a publicação após as duas primeiras histórias e foi substituído pelo também espanhol Jordi Bernet. Juntos, Abulí e Bernet produziram 15 álbuns do personagem e o transformaram no maior sucesso dos quadrinhos na Espanha e vencedor, entre outros, do prêmio de Melhor HQ Estrangeira no prestigiado Festival de Angoulême, na França.

A última história do personagem foi lançada em 2000, quando os autores resolveram encerrar a parceria. Por muito tempo, os fãs imaginaram que a carreira do assassino apelidado de Torpedo estava encerrada, mas em 2017 veio a surpresa: Abulí se aliou ao argentino Eduardo Risso (100 Balas, Batman: Cidade Castigada) para contar uma nova aventura do pistoleiro, passadas décadas após o seu auge, no álbum Torpedo 1972, lançado pela divisão espanhola da Panini Comics.

Idoso e perigoso

Nova York, 1972. Enquanto O Poderoso Chefão faz sucesso nos cinemas e o Caso Watergate estampa as manchetes dos jornais, o sexagenário Luca Torelli ainda transita pelo submundo, acompanhado de seu assistente fiel, mas pouco brilhante, Rascal. Vivendo na pobreza após todos os anos que desfrutou de uma vida repleta de luxo e prazeres, Torelli não pode recusar a oferta de um repórter do The Wall Street Journal para revelar histórias de seu passado em troca de dinheiro. Porém, quando Torelli não resiste aos charmes da voluptuosa noiva do jornalista, se torna alvo de um maligno plano de vingança. O que se segue é uma onda de violência que obriga o semiaposentado assassino, agora com a mão esquerda quase inutilizada pelo Mal de Parkinson, a mostrar porque ainda pode ser um dos homens mais perigosos do mundo do crime.

Torpedo 1972 é o lançamento de estreia da editora JBraga Comunicação. Fundada em 2020 por José Braga, técnico em efeitos especiais para cinema e aficcionado por quadrinhos, a empresa pretende investir no segmento das HQs e trazer ao Brasil obras importantes e de qualidade que ainda se encontram inéditas aqui.

Serviço
Título: Torpedo 1972
Roteiro: Enrique Sánchez Abulí
Desenhos: Eduardo Risso
Formato: 19,7 x 26,6 cm
64 páginas (offset 120g)
Capa dura

Indicado para adultos (contém insinuações de sexo, violência e linguagem obscena)