2 de dezembro de 2020

Feira Miolo(s) 2020

Feira Miolo(s) reúne a produção independente na primeira edição virtual
Sétima edição do evento apresenta cem editoras em 5 e 6 dezembro, além de programação de dez palestras sobre arte impressa e circulação

A feira de publicações independentes Miolo(s), que acontece no próximo final de semana, inaugura uma nova dinâmica de feira virtual. Realizada na Biblioteca Mário de Andrade desde 2014, desta vez os estandes dos expositores serão transmissões ao vivo via rede social Instagram, permitindo ocupações criativas e acessíveis a todos.

Para acompanhar, a página oficial do evento (www.feiramiolos.com.br) e o perfil @feiramiolos apontarão em tempo real quais artistas estão ativos. Até o evento, é possível ver no site uma descrição de cada editora, além de dois links: um para a conta de Instagram e outra para a loja virtual (própria ou de uma livraria parceira) onde é possível encontrar suas publicações.

Além disso, a Feira Miolo(s) terá na programação dez palestras gratuitas, de até uma hora de duração, também com transmissão pela internet. É o ciclo Fala Miolo(s), que discutirá arte impressa, produção e circulação. Nos dias 5 e 6 de dezembro, das 14h às 18h, de hora em hora serão transmitidas as palestras no canal de YouTube da Biblioteca Mário de Andrade e no site www.feiramiolos.com.br.

Os temas levantam diferentes aspectos da publicação independente, como circulação (tema de Fred Caju), Amazon (Tadeu Breda), autopublicação (Taís Koshino) e valorização de produções culturais negras e indígenas (Laila Santanna e Xuli Ribeiro).

As cinco regiões do Brasil foram contempladas na programação. A professora e poeta Ana Elisa Ribeiro, de Belo Horizonte, abre a programação do primeiro dia abordando as definições sobre o que é um livro. Quem encerra os trabalhos é Rômulo Nascimento, mestre em letras e criador do @escambo_trocas_impressas, no dia 6 de dezembro às 18h, abordando as criações gráficas manauaras.

A mediação do ciclo Fala Miolo(s) é de João Varella, da Lote 42, editora organizadora do evento.

Na véspera da feira ocorre o Esquenta Miolo(s), com o debate "Feiras na pandemia: alertas, virtuais, resistentes", que contará com pessoas envolvidas com feiras de arte impressa para discutir o momento atual e compartilhar tentativas e ações neste contexto tão particular.

Participam Ana Luiza Fonseca, da feira Tijuana e do "Formas de la idea", Leandro Mello, da feira Motim, Gabi Bresola e Marcos Walickosky, da feira Flamboiã, Helen Murta e Jão, da Faísca Festival Internacional de Risografia, Flavia Bomfim, da feira Ladeira, e Nathanael Araújo, pesquisador da Unicamp. A mediação é de Cecilia Arbolave, da Lote 42.

O Esquenta Miolo(s) acontece ao vivo na sexta-feira, 4 de dezembro, às 20h, no YouTube da Biblioteca Mário de Andrade e no site www.feiramiolos.com.br.

SERVIÇO
7ª edição da Feira Miolo(s)
O que: Feira de publicações independentes virtual
Quando: Dias 5 e 6 de dezembro, das 12h às 20h
Onde: www.feiramiolos.com.br
Quanto: Gratuito
Mais informações: www.feiramiolos.com.br
PROGRAMAÇÃO

Dia 5 de dezembro
14h LIVRO: TECNOLOGIAS E UM ROLÊ CADA VEZ MAIS DIVERSO, com ANA ELISA RIBEIRO (Belo Horizonte)
15h COLETIVOS E COLETIVIDADES: NOVAS FORMAS DE CIRCULAR, com FRED CAJU (Recife)
16h EXPERIÊNCIAS EDITORIAIS CAIPIROSMOPOLITAS, com FELIPE MELHADO e PABLO BLANCO (Londrina)
17h AUTORIAS, NARRATIVAS E LEGITIMIDADE, com CIDINHA DA SILVA (São Paulo)
18h ZINE: PERCURSOS E TRAVESSIAS NA AUTOPUBLICAÇÃO, com TAÍS KOSHINO (Brasília)

Dia 6 de dezembro
14h MEMÓRIA GRÁFICA: AFETIVA, VISUAL E MANUAL, com FLÁVIO OLIVEIRAS (Salvador)
15h FEIRAS DE PUBLICAÇÕES, PUBLICAÇÕES E FEIRAS, com ANA LUIZA FONSECA (Rio de Janeiro)
16h CAMINHOS CONTRA-COLONIAIS NA PRODUÇÃO IMPRESSA, com LAILA SANTANNA e XULI RIBEIRO (Brasília)
17h A FORÇA DOS PEQUENOS NO MERCADO EDITORIAL, com TADEU BREDA (São Paulo)
18h IMPRESSÃO NA MARGEM: MEMÓRIAS E REFLEXÕES GRÁFICAS NA TERRA DAS AMAZONAS, com RÔMULO NASCIMENTO (Manaus)