2 de março de 2020

Trecho de Vamos comprar um poeta

Afonso Cruz nasceu em 1971, na Figueira da Foz e, além de escritor, é também ilustrador, músico e cineasta. Publicou mais de trinta livros, entre romances, teatro, não ficção, ensaio, álbuns ilustrados, novelas juvenis e ainda uma enciclopédia inventada, que conta com sete volumes. Colabora regularmente para jornais e revistas, e recebeu vários prêmios pelos seus livros, cujos direitos estão vendidos para vinte idiomas.

Abaixo, um trecho do livro para dar um gostinho do que está por vir.

 

 

Exponencialmente parvo


O meu irmão é exponencialmente parvo. Calça quarenta e quatro e tem borbulhas, trinta a quarenta em cada bochecha (muito mais lógico do que maçã do rosto), sem contar com a testa e o queixo e o nariz. Usa óculos. As sobrancelhas quase não existem devido ao défice de pelos, e quando fala diz coisas como “apreça-te” ou “não me arrombes a carteira” (que quer dizer que o estou a aborrecer) ou “aumenta-me a taxa de juro” (que diz tanto para quando não está a perceber o que lhe digo — acontece vezes sem conta — como para quando quer ser mais atrevido com uma rapariga). Apaixona-se com facilidade e entra, por causa disso, numa quase constante bancarrota emocional. Mais de noventa por cento dos colegas e setenta e quatro por cento da família concordam no resultado: é um pateta.
Ao chegar a casa, cumprimentei-o com a normal forma de cortesia: crescimento e prosperidade. Ele respondeu exercendo um gesto obsceno com o dedo médio da mão direita e investindo a língua para fora enquanto abria a boca. Vestia uma t-shirt patrocinada por uma gasolineira. Sentou-se na cozinha a comer biscoitos de gengibre, sete, enquanto demonstrava, usando palavras e gestos, o calor sentimental que o perturbava.
Estou apaixonado, disse.

Quanto?, perguntei.
Setenta por cento.
Uau! 

Desta vez é a sério. 
Setenta por cento? 
Talvez mais, setenta e dois ou mesmo setenta e três. Ainda não fiz um estudo. 
Com a X89234 também te afeiçoaste nessa percentagem. 
Sim, mas estava a passar um período de grande fragilidade interior. 
Estavas com fome? 
Não me arrombes a carteira.
Encolhi os ombros: 
Tens a certeza de que desta vez é que é? 
Como dois e dois serem quatro. Setenta e três por cento, dizes tu? 
Sim. Nunca menos de setenta. 
Parece-me sólido. E ela? 
Hoje, quando me disse para ir esfregar moedas, pareceu-me que estava realmente disposta a associar-se a mim, mas quando me aproximei e ela começou a gritar, percebi que talvez não esteja apaixonada por mim mais do que trinta, trinta e seis por cento. 
Mas poderá crescer? 
Com toda a certeza.

 

***

 

O livro sai no Brasil com publicação pela Editora Dublinense. Você pode comprar o livro AQUI
Use nosso cupom LITBR20 na loja da Dublinense e ganhe 20% de desconto.
Assim, você nos ajuda a manter o site no ar.