20 de janeiro de 2020

Svtlena Alexiévich e sua editora só para mulheres

A prêmio Nobel Svetlana Alexiévich - autora de livros, como Vozes de Tchernóbil - criará editora somente para escritoras mulheres.busca aumentar a possibilidade de divulgação de vozes femininas na narrativa. Ela considera que o mercado abunda de obras de homens e que as autoras possuem menos visibilidade.

Livros escritos unicamente por mulheres. Essa é a proposta da escritora bielorrussa Svtlana Alexiévich, Prêmio Nobel de Literatura em 2015. Segundo declaração a um jornal de seu país, a autora tem intenção de fundar ainda, em 2020, uma editora que publicará somente obras escritas por mulheres. E isto porque considera que o mercado editorial está saturado de livros escritos por homens e que as escritoras mulheres não possuem a mesma visibilidade que eles: “Os livros que aparecem no mercado são por todas as partes somente de homens e se publicam pouquíssimas obras de mulheres”.

Desta forma, ademais, busca motivar a que mais mulheres escrevam: “Esta proposta estimulará e dará confiança às autoras, fará com que o seu desejo de escrever aumente”.

Svtlana já confessa ter pronto as primeiras autoras que editará, como suas compatriotas Eva Vezhnavets e Tatiana Skarínkina.

Essa não é a primeira vez que Alexiévich encoraja as mulheres a fazer escutar sua voz: na sua literatura, para ser mais exato, em sua primeira criação, chamada A guerra não tem rosto de mulher, a a autora acaba por abordar a situação das mulheres russas que participaram da Segunda Guerra Mundial. Ela conseguiu realizar a narrativa a partir de diversas viagens que fez para recolher testemunhos sobre o assunto. O resultado acabou sendo um livro que se entremeia entre o literário e o jornalístico. A autora vem obtendo grande espaço entre os leitores e leitoras brasileiras.

 

*As informações foram retiradas do site Clarín.