15 de janeiro de 2020

Editorial - o LiteraturaBr pode acabar

O LiteraturaBr pode acabar.

Eu começo com esse tom assertivo porque quero começar a me convencer que isso não é apenas uma falsa ideia. Falo isso, e já repeti em alto e bom som para mim mesmo porque eu preciso compreender e aceitar que tal ideia, de findar o LitearturaBr, é algo que está ao alcance da mão neste momento. Antes, isso não seria possível porque sempre tive um afeto dantesco pelo portal que criei há quase 17 anos.

Sempre existiram momentos em que pensei encerrar o site, mas amigos e pessoas que admiravam o que fazíamos com o LiteraturaBr se uniam e contribuíam para que ele não sumisse do mapa do Google. No entanto, eis que seu encerramento está mais próximo do que eu poderia imaginar.

Nos últimos dois anos, o site definhou. Essa é a palavra. Essa é a verdade. Mesmo que algumas pessoas que contribuíam com o site tenham insistido, ele definhou porque minha vida pessoal e profissional tomou proporções que foi impossível conciliar com o site. Um doutorado, uma filha e muitas outras questões pedem uma atenção memorável, e isso faz a gente repensar muita coisa. Ao mesmo tempo, a Moinhos cresceu e eu vi meu tempo esvair. Por isso, provavelmente eu tenha visto que o LiteraturaBr pode ser mais um desses espaços que pode deixar de contribuir para a divulgação da literatura brasileira.

Quando criei o site, muita gente sabe, porque eu enfatizo muito isso, eu não tinha ninguém pra conversar sobre literatura. Aos 18, 19 anos lendo quase 70-80 livros por ano, eram poucos ou quase nada os amigos que liam algo que eu lia. Vejam bem, eu tinha amigos que liam muito, mas sendo eles da História e eu da Letras, as leituras não batiam quase nunca. Enfim...

Esse editorial vem para ser um aviso, não apenas para todos e todas que seguem a gente há anos. Também vem ser uma definição para mim. O LiteraturaBr pode acabar. Eu preciso repetir porque nos dias atuais queremos mais ouvir, ver, do que ler. A verdade é essa. E, não, não tenho nada contra os canais de Youtube, nem os perfis de Instagram. Quanto a essas pessoas, várias delas, não todas, eu bato palmas e agradeço por existirem e por disseminarem a literatura e a leitura por aí afora.

A possibilidade do encerramento faz com que pesemos o que já foi feito e o que vem sendo feito. Se hoje sou editor da Moinhos, sou por causa que tive amigos, como Eduardo Lacerda ou Gustavo Abreu para começar um sonho de ser editor. Mas, mais do que eles, o LiteraturaBr foi quem me proporcionou isso, porque foi o site que me fez chegar até as pessoas que me ajudariam a chegar onde estou hoje. Participei de eventos, criei zines, revista, eventos literários e acadêmicos e duas editoras por causa do LiteraturaBr. Por isso, me dói tanto pensar que ele pode acabar. Porque foram várias felicidades que ele me proporcionou e encerrar esse site seria como assassinar algo que criamos feito um Frankenstein que pegamos apego e passamos a amar.

Eu sempre disse que é preciso dar um passo para trás para dar dois pra frente. Apesar das dificuldades em sempre escolher um caminho a percorrer eu escolhi este: esse será minha última tentativa. Se o site não se mantiver no sentido financeiro da coisa, minimamente, se eu não conseguir que pessoas colaborem mais com o site, infelizmente será isso. E eu sei qe há inúmeras pessoas que querem ajudar, no entanto eu busco algo a longo prazo e não a curto prazo. Espero que o LiteraturaBr chegue aos 20 anos de existência, aos 30, o que seja, mas somente se ele puder respirar bem, de outra forma o mais acertado será deixa-lo ir, agradecer aos céus e a todos e todas que ajudaram ele e seguir com o que ele me proporcionou.

Em 2020, o LiteraturaBr pode acabar.

Esperemos que não.