3 de dezembro de 2018

A sucessora, de Carolina Nabuco, agora sai pela Editora Instante

“A Sucessora”, obra literária fundamental de Carolina Nabuco (1890-1981) – uma das principais representantes da segunda geração modernista e pioneira entre as escritoras brasileiras – ganha nova edição. A Editora Instante, que em seu catálogo reúne obras de autores contemporâneos sobre temas discutidos na atualidade, além de reedições de clássicos que fazem referência ao momento presente, é a responsável por trazer de volta este romance ao mercado.

O lançamento oficial do livro ocorrerá em evento especial na sede da ABL (Academia Brasileira de Letras), no Rio de Janeiro, dia 04 de dezembro, terça-feira.

Publicado em 1934, “A Sucessora” (200 págs.) alcançou grande sucesso editorial, recebendo várias reedições no Brasil, estando fora de catálogo desde 1996. Esta nova edição lançada pela Instante conta com prefácio assinado por Mauro Alencar, uma das principais referências em teledramaturgias no Brasil. Alencar atualmente é consultor e pesquisador da TV Globo, além de ser doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e membro da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão de Nova York, que concede o prêmio Emmy.

O livro une prosa intimista e psicológica ao dar voz a uma protagonista feminina: Marina, uma jovem recém-casada que após uma romântica lua de mel muda-se para a mansão do marido, o milionário Roberto Steen. Ao entrar em sua nova residência, depara-se com um imponente retrato de Alice, a primeira mulher de Roberto, falecida poucos meses antes de Marina e ele se conhecerem. Alice era dona de uma personalidade exuberante e um ícone da sociedade carioca, enquanto Marina, criada na fazenda da família, sempre levou uma vida simples e distante dos costumes liberais da cidade grande. Marina é então invadida por sentimentos de insegurança e inadequação. Afinal, numa vida em que todos – involuntariamente ou nem tanto – a comparam à primeira Madame Steen, será que seu amor por Roberto resistirá ao fantasma de uma mulher tão especial?

Reeditar ‘A Sucessora’, de Carolina Nabuco, é apresentar a uma nova geração de leitores a voz de uma das primeiras mulheres brasileiras a atuar como escritora, no início do século XX. Mas o mérito do livro vai além: trata-se de um drama psicológico brilhantemente escrito em que a protagonista, Marina, é uma jovem invadida por sentimentos de insegurança e inadequação, já levantando temas como a posição da mulher na sociedade e considerando tabus e opressões – questões nunca antes abordadas na nossa literatura urbana. E ainda temos as várias histórias por trás deste livro e a efeméride dos 40 anos da adaptação para o formato telenovela, feita por Manoel Carlos. É uma edição caprichada para agradar quem conhece e quem não conhece essa história”, explica Silvio Testa, diretor editorial da Instante.

Carolina Nabuco - Nasceu no Rio de Janeiro, em 1890. Passou a adolescência nos Estados Unidos, onde o pai, o estadista e abolicionista Joaquim Nabuco, era embaixador do Brasil. Tornou-se importante escritora já ao publicar seu primeiro livro: a biografia de seu pai, em 1928, obra que no ano seguinte receberia o Prêmio de Ensaio da Academia Brasileira de Letras.

Apesar da educação recebida no exterior, possuía um espírito altamente brasileiro. Atuou como escritora e tradutora e levou uma vida discreta. Não se casou nem teve filhos.

Além de A vida de Joaquim Nabuco e de A sucessora, é também autora, entre outros livros, de Chamas e cinzas (romance, 1947), Visão dos Estados Unidos (viagem, 1953), Santa Catarina de Sena (biografia, 1957), A vida de Virgílio de Melo Franco (biografia, 1962), Retrato dos Estados Unidos à luz da sua literatura (crítica literária, 1967), O ladrão de guarda-chuva e dez outras histórias (coletânea de contos, 1969) e Oito décadas (memórias, 1973).

Em 1978, recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra. Quatro anos depois, em agosto de 1981, faleceu em decorrência de um ataque cardíaco, aos 91 anos, em sua casa na rua Marquês de Olinda, no Rio de Janeiro.

 

A SUCESSORA

Autor: Carolina Nabuco
Editora: Instante
Formato: 13,5 cm x 20,5 cm
Número de páginas: 200
Preço de capa: R$ 44,90
Gênero: Romance

O livro está à venda no site da Editora Instante (www.editorainstante.com.br), na Amazon e nas livrarias parceiras da editora (lista completa na seção “Onde Encontrar” no site da Instante).