28 de junho de 2017

O significante selvagem da nova coleção da Macondo: Casa de Barro

Integrando a primeira publicação da “Casa de Barro”, a nova coleção das Edições Macondo, a poética de Mariano impressiona pelas suas múltiplas pegadas, que vão do Líbano ao Peru, da casa ao mundo. Mas não é um trânsito linear, em uma única direção. Pelo contrário, são diálogos que se dispõe em torno de uma poética única, e de um projeto cuidadosamente pensado, como percebemos ao longo da leitura de “Cabeça de cavalo”. Esse é seu primeiro livro publicado no país.

O segundo título dessa coleção, “Muimbu”, de André Capilé, reivindica sua ancestralidade, expondo uma poética cada vez mais ligada a sua prática litúrgica. O poeta exige da acústica o ritual da poesia, que perpassa a sua religiosidade e o “sensível invisível”, que se confunde com a “dimensão de autoria”. Esse é o segundo livro de Capilé pelas Edições Macondo, o primeiro foi a tradução de “The Love Song of J. Alfred Prufrock”, para a coleção Herbert Richers.

As Edições Macondo e os poetas convidam para o lançamento de seus livros inéditos. O lançamento será no Museu Ferroviário de Juiz de Fora (Avenida Brasil, 2001 - Centro, Juiz de Fora), no dia 01 de junho, às 15h. As leituras dos poetas e da convidada, Prisca Agustoni, autora do próximo título da coleção, começam a partir das 17h.

 

 

 

 

André Capilé

(poema da série NGANA JILA KALIBAN)

 

se aqui

 

há um inferno

duvido

 

só fui o que criei

 

*

 

Mariano Alejandro Ribeiro

CELEBRAÇÃO DE SANTO AMARO

 

Que eu saiba

E li tudo com muita atenção

Não está assinalado

Em nenhum contrato social

Que o carteiro que te leva

Na mochila

Não possa ser também

O meu Xamã pessoal

 

Evento do lançamento no Facebook:

https://goo.gl/PTpDyU