8 de julho de 2016

P.O.E.M.A.

P.O.E.M.A. é uma instalação performática imersiva e interativa que, ao reagir ao ritmo respiratório de participantes aleatórios, cria uma experiência viva entre bailarinos e plateia, ambos imersos em uma ambientação física, que dá suporte estético à articulação entre realidade virtual, dança, música e videodança. Tendo como indicadores o ar, o corpo e a água, a performance e o ambiente se transformam de acordo com essas interações, presença e ausência se articulam como deslizes do mesmo e momentos poéticos únicos e jamais repetidos emergem desta criatividade coletiva.

Idealizada, coreografada e dirigida por Regina Miranda, a instalação conta com a colaboração dos artistas internacionais Mirjana Prpa (Servia), arquiteta especializada na criação artística de ambientes de realidade virtual, Kivanç Tatar (Turquia), músico que se dedica a processos generativos de criação musical eletrônica, e reúne três intérpretes-criadoras da Companhia de Regina Miranda – Marina Salomon, Patrícia Niedermeier e Marina Magalhães – que se dedicam a pesquisas de performance interativa com Regina. Em POEMA, a composição coreográfica prevê a articulação em tempo real de dados previamente estabelecidos em 200 células coreográficas de duração variada, cujos indicadores são o ar e a água. A cenografia de Natalia Lana, os figurinos de Luiza Marcier, o vídeo de Barbara Branco e a luz de Luiz Paulo Nenen, completam a ambientação imersiva.

Fotot 7 POEMA MM - Fotografo Adriano Fagundes
Processo de Criação de P.O.E.M.A.

Em P.O.E.M.A., processo e realização são de tal forma intrincados que se tornaria difícil separar um do outro. Sua complexidade tecnológico-expressiva envolve tecnologias de musica generativa em conjunto com as de realidade virtual individual e imersiva e, de forma inovadora, efetua um salto tecnológico criado especialmente para o projeto no sentido de criar sistemas para a passagem simultânea de uma imagem muito pequena, vista em óculos RIFT, para a projeção de grande dimensão necessária para a sensação de imersão coletiva desejada pela idealizadora.

Tendo como indicadores o ar, o corpo e a água, na abordagem tecnológica de P.O.E.M.A, um membro desconhecido e voluntário da plateia é ligado a um sensor de alta sensibilidade e seu ritmo respiratório se torna a “célula tronco” da instalação, gerando som e imagem. Ar e água enquanto conceito, e som e imagem como elementos intensivos da instalação formam o ambiente com o qual a dança dialoga. Quando o sensor é desligado, cessam também as imagens e a música generativa e um certo tipo de silêncio, uma ausência prenhe de reverberações, se faz presente.

Neste momento, o trabalho se desdobra em mais uma camada , que acontece na integração de dança em tempo real, videodança e música original criada a partir de textos de Regina. No vídeo e na cena o conceito de “corpo ausente” é trabalhado, enquanto os textos aparecem como vestígios de voz geradores de silencio e matéria para uma composição musical de Kivanç Tatar, criada especialmente para POEMA.

Para concretizar a ideia de corpos autônomos em espaço e tempos indeterminados, o video-dança que acontece nesta “região de silêncio” é produzido através da técnica de vídeo mapping. Aqui o aleatório também se faz presente, já que não se sabe quando uma nova pessoa será ligada aos sensores. Assim, presença e ausência se encontram não como opostos, mas como deslizes do mesmo.

Até mesmo os ensaios para P.O.E.M.A. são bastante diferentes daqueles voltados para uma coreografia tradicional. Após o aprendizado das células coreográficas, a prática se volta para não criar ou memorizar uma coreografia definitiva, mas sim para a explorar um número vasto de possibilidades de articulação. A intenção é que aconteça uma dança sempre diferente em cada momento, composta a partir da articulação expressiva de dados previamente absorvidos pelo computador humano encarnado.

P.O.E.M.A.

Ficha Técnica

Idealização , Coreografia e Direção: Regina Miranda
Ambiente Virtual: Mirjana Prpa
Composição Musical Eletrônica: Kivanç Tatar
Companhia Regina Miranda & Atores Bailarinos - Intérpretes-Criadoras : Marina Salomon, Patrícia Niedermeier e Marina Magalhães
Cenografia: Natalia Lana
Figurinos: Luiza Marcier
Iluminação: Luiz Paulo Nenen
Fotografia: Adriano Fagundes
VideoDança: Barbara Castro e Luiz Ludwig
Design Gráfico : Karyn Mathuiy
Produção Executiva: Denise Escudero

Serviço:
Local: OI Futuro – Flamengo
Nivel 1

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo
Tel: 21 3131.3080
Datas: de 18 de julho a 21 de agosto
Terça a domingo das 11h as 20h
• A instalação virtual imersiva das 11h às 20h
• As performances presenciais são apresentadas das 16h30 às 19h30

Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca