20 de abril de 2015

LIVRO DE CABECEIRA: Um programa que REVELA LEITURAS MARCANTES DE GRANDES ESCRITORES BRASILEIROS

Falar sobre literatura é algo sempre instigante. Melhor do que isso é poder ouvir o que o seu autor preferido tem a dizer sobre outros autores. É sempre uma possibilidade de apreender o que se passou com os escritores que 'idolatramos' ao saber que eles leram grandes obras que mudaram as suas vidas.

Tendo isso em vista é que o Cartola Filmes lançará, na internet, dia 07 de maio, uma websérie que se chamará Livro de Cabeceira. O programa tem como objetivo, a cada episódio, convidar um grande autor brasileiro para comentar sobre um livro que marcou a sua vida. Alguns dos autores são Milton Hatoum, Bernardo Carvalho, Luiz Ruffato, Marçal Aquino, Carlos Heitor Cony, Fernanda Torres, Sérgio Rodrigues, Sérgio Sant’anna, Marcelino Freire, Lourenço Mutarelli, entre outros, têm em comum o fato de serem grandes escritores brasileiros.

Ok, ok. A gente sabe que existem alguns outros projetos que já fizeram isso, de maneiras diferentes, com suportes diferentes. Nós mesmos do Literatura estamos com um projeto chamado "Quando eu li...", que busca saber o que alguns críticos, editores e autores sentiram ao ler a obra que os fez se apaixonar pela literatura. Então, o que tem de bom na websérie Livro de Cabeceira?

Bem, tirando a parte que alguns autores brasileiros, com destaque no cenário nacional e internacional, irão falar sobre literatura, o programa vai se manter no ar por algumas semanas, o que é sempre bom, uma vez que é altamente escasso esse tipo de coisa até mesmo na internet. São muitos os canais que tratam da literatura, muitas vezes, focados apenas naqueles que são parceiros. O Cartola Filmes vai fazer com que todos nós possamos ter experiência de leitura mais rica, afinal os escritores convidados irão acabar por apontar algumas questões que todo autor se interessa. E porque também todo grande escritor é, antes de tudo, um grande leitor.

E, além do mais, porque não saber como as obras podem influenciar na escrita de um autor?

A partir dessas experiências pessoais, a série se propõe a debater literatura com abordagem acessível, focada na relação afetiva que os leitores estabelecem com suas obras prediletas.

Entre as obras comentados no programa, aparecem desde clássicos como Ulisses, de James Joyce; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; A metamorfose, de Franz Kafka, e Pedro Páramo, de Juan Rulfo, até trabalhos de autores pouco divulgados no Brasil, como o israelense Aharon Appelfeld e o russo Mikhail Bulgákov.

Produzida pela produtora paulistana Cartola Filmes, a primeira temporada (quer dizer que vai ter outra? *_*) de “Livro de Cabeceira” tem 20 episódios de quatro minutos de duração cada.

O programa será veiculado semanalmente no “Canal Curta!”, às quintas-feiras (21h40) e também no canal do programa no YouTube. Na veiculação online, serão lançados novos episódios todas as segundas e quintas-feiras.

 

Serviço

Lançamento da websérie Livro de Cabeceira na Fnac Pinheiros

Coquetel, exibição de capítulo inédito e bate-papo com os escritores Milton Hatoum e Bernardo Carvalho, com mediação da jornalista Renata Megale.

5 de maio, terça-feira, às 19h30.

Livraria da Fnac Pinheiros – Praça dos Omaguás, 34 – Pinheiros

 

No YouTube:

Para acesso ao canal clique aqui: http://bitly.com/livrodecabeceirateaser