9 de maio de 2014

Pequena nota de leitura: Storynhas


O livro Storynhasnasceu no twitter, quando a autora fazia uma espécie de "twitterterapia" escrevendo estórias absurdas mas com o mesmo toque humorístico e crítico que só Rita Lee possui. A autora dispensa apresentação, assim como também o ilustrador da obra: Laerte. Aproveito para esclarecer a advertência que acompanha a contracapa da obra, quando diz que se não se trata de uma obra infantil, pois são de linguagem própria para adultos.

Trata-se de um livro de contos e devido o livro ter surgido do twitter a linguagem presente na obra é o “internetês”. Na maioria dos contos nota-se uma inclinação para o realismo-mágico, pela linguagem e enredo. Há também contos que nos fazem refletir sobre o cotidiano e contos de caráter filosófico. O humor presente em várias canções de Rita Lee, aparece em variadas estórias. O conto abaixo foi selecionado juntamente com a ilustração de Laerte:



Pelo conto acima percebemos que há duas leituras: a do conto, propriamente dita, e a da ilustração feita por Laerte. Nesses contos encontramos elementos da cultura pop, como por exemplo: Jimi Hendrix e The Beatles. Tais elementos, aliados a linguagem bem humorada de Rita, fornecem ao leitor momentos de riso, como também de reflexão.

O livro Storynhas (2013) faz parte da comemoração de 50 anos de carreira de Rita Lee. Essa é a estreia literária da eterna vocalista do Mutantes, ao longo de sua carreira musical, Rita Lee colecionou inúmeros prêmios. Eis uma maneira simples de sair em turnê Brasil e mundo afora: em livro.