3 de maio de 2014

Lançamento do livro-reportagem “Pânico no José Walter”, de Talles Rodrigues

Foram 37 dias de agonia até, enfim, atingir a meta do financiamento coletivo. O prazo dado pelo Catarse, site que aportou o projeto e recebeu as doações, era de 40 dias e restando apenas três a meta de R$ 5 mil foi atingida, e depois ultrapassada, chegando a R$ 6 mil, que financiou a tiragem de 500 exemplares. “Pânico no José Walter – o maníaco que seviciava mulheres”, o livro-reportagem do jornalista e artista visual Talles Rodrigues, já está chegando às mãos dos 156 colaboradores do projeto e será lançado na tarde de sábado, dia 3 de maio, no Mambembe – Comida e Outras Artes, a partir das 15h, em Fortaleza.
capa-para-divulga-C3-A7-C3-A3o-c-C3-B3pia
O livro possui 10 capítulos e 196 páginas e narra os caminhos da reportagem feitos por Talles, com prefácio assinado por Ricardo Jorge, professor da Universidade Federal do Ceará e orientador da Oficina de Quadrinhos. A obra traz uma seção de extras com quadrinhos feitos por Talles e publicados em seu blog pessoal, como a época da pesquisa, além de rascunhos para se entender o processo criativo do artista, e os nomes de todos os colaboradores. “O financiamento me permitiu ficar a vontade com o projeto gráfico, deu para fazer o livro do jeito que eu queria, minha única restrição era orçamento”, comenta Talles.

Por se tratar de uma história que aconteceu nos anos 1980 e apesar dos ares de lenda urbana que ganhou com o passar dos anos, amedrontou diversas famílias, o projeto gráfico do livro, assinado pelo designer Márcio Moreira, segue elementos da década. “O clima oitentista aparece principalmente na tipografia, é um noir oitentista, com as grades, a sombra do Cortabundas e a caracterização dos personagens. É meio ameaçador”, explica Márcio.

A história por detrás da lenda

Cortabundas, Cortanádegas, Negão, Navalhada e maníaco do estilete eram algumas das alcunhas as quais se referiam jornais e populares sobre o homem que, entre 1985 e 1987, adentrava sorrateiramente casas e retalhava com cortes de navalha, estilete, ou bisturi (não se sabe ao certo) traseiros femininos. Os ataques amedrontavam a cidade inteira, informada das ocorrências pelas matérias quase semanais em jornais locais, mas as vítimas estavam concentradas principalmente no bairro Prefeito José Walter, à época um conjunto habitacional.

Por três anos, mais de 30 ataques foram feitos a mulheres de todas as idades, de crianças a idosas, até a prisão de um suspeito reconhecido por parte das vítimas. A história se espalhou e, talvez pelo distanciamento do tempo ou o absurdo dos fatos, virou lenda. Talles Rodrigues nasceu um ano após a prisão de Francisco Evandro, que pôs fim aos ataques, e cresceu no José Walter ouvindo histórias sobre o maníaco. Os relatos que habitaram sua infância viraram objeto de pesquisa e, como fruto do trabalho de conclusão de curso, o artista visual e agora jornalista escreveu e ilustrou o livro-reportagem em quadrinhos “Pânico no José Walter – o maníaco que seviciava mulheres”.

Baseado em métodos de jornalismo em quadrinhos do jornalista e artista em quadrinhos Joe Sacco (autor de “Palestina” e “Área de Segurança: Gorazde”), Talles partiu de matérias de jornais e entrevistou moradores do bairro, policiais que trabalharam no caso, psicólogos, jornalistas que escreveram na época, mulheres vítimas do maníaco, familiares das mulheres e até mesmo um vizinho do maníaco.

Links importantes

É possível ler o primeiro capítulo em

Talles Rodrigues é morador do bairro José Walter, em Fortaleza, desde o nascimento. Cresceu ouvindo a história, que já havia virado lenda, do maníaco que cortava as nádegas de mulheres em seu bairro. Quando teve de escolher um tema para seu trabalho de conclusão de curso, aliou o Jornalismo, sua paixão por quadrinho e habilidades ilustrativas, à curiosidade pela história que habitou sua infância.sala1

O autor é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e ilustrador, trabalhando com quadrinhos, desenhos, ilustrações e design gráfico. No Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) de 2013, a Organização Fictícia lançou a HQ Clube dos Monstros dos Bairros Distantes, com desenhos assinados por Talles e roteiro de Pablo Casado e Matheus Sant’Anna. (http://ficticia.org/produto/clube-dos-monstros-dos-bairros-distantes#foto-0)

Contatos
Márcio Moreira – coordenador editorial e designer
marciomoreirasf@gmail.com
+55 85 8673-5270
Talles Rodrigues - autor
talles.fsr@gmail.com
+55 85 8860-8124