16 de dezembro de 2013

Lançamento da Revista Substânsia #02

A Revista Substânsia é um selo do site Literário LiteraturaBr e foi criada com o intuito de promover a interação da Literatura com outras artes. O segundo número foi lançada virtualmente no sábado, dia 14 de dezembro de 2013, e, espantosamente, deixou os editores fora de si. Foram mais de 1.000 visualizações em menos de 03 horas. Isso só mostra que o trabalho vem sendo bem feito. Esperamos que 2014 venha com mais força e que mais dois novos números saíam. Esperamos que possam ler a revista e que gostem ao final. Publicamos aqui o editorial escrito para esta edição pelos editores Nathan Matos e Roberto Menezes.

Eis que chegamos ao segundo número. Contentes com a boa recepção do número de estreia, optamos por seguir com algumas fórmulas estruturais e a isso reformular e acrescentar novas experiências possíveis. Como na edição anterior, não indicamos um tema central norteador para os colaboradores. Adotamos a pluralidade. Assim, caro leitor, você irá encontrar, nesse número, um belo panorama sobre a produtora de cinema Alumbramento, escrito pelo Marcelo Ikeda, em que é possível acompanhar não só o histórico de uma produtora de cinema de sucesso, como apreciar um olhar arguto sobre a situação do cinema atual e dos processos de produção fora do eixo normativo.
Também poderá ler as palavras de Roberto Acízelo de Souza sobre a condição da Teoria da Literatura atrelada à ideia de modernidade e como disciplina institucionalizada na Academia. De Portugal, podemos ouvir a ficção de Pedro Eiras, com 6 Museus, em que o espaço que confere valor e distinção aos objetos de arte abriga agora situações inusitadas, de entreolhar. Davi Pessoa Carneiro nos brindou com dois textos: uma tradução do ensaio Traduzir (Traduire), de Maurice Blanchot, inédito em língua portuguesa, e um de sua autoria que coloca em causa o processo de tradução e comenta o ensaio de Blanchot e as ideias de Walter Benjamin. A partir dos desenhos do artista plástico Nestor Jr., propomos experiências de criação literária a escritores de nossa safra contemporânea. Alexandre Rodrigues da Costa, Andréa del Fuego, Elisa Andrade Buzzo, Kelson Oliveira, Madjer de Souza Pontes, Nina Rizzi, Rui Manuel Amaral, Talles Azigon e Vera Casa Nova contribuíram nessa edição do Intersecções Poéticas. Ainda com aporte literário, oferecemos contos inéditos de Alex Bezerra Costa, Anderson Fonseca e Márcio Moreira. Contamos, por fim, com duas entrevistas, uma vinda de Portugal, com Valter Hugo Mãe, e uma com Noemi Jaffe, escritora brasileira indicada recente ao prêmio Jabuti. Boa leitura.

Roberto B. Menezes
Nathan Matos
Os editores.

O site da revista: http://www.revistasubstansia.com.br