22 de janeiro de 2016

Escritores entram em cena no Projeto Sobreposições

Do anseio por revelar o que está por dentro da produção literária e dos processos que abarcam o ato da escrita, surge o Projeto Sobreposições. De forma inusitada, cada edição do projeto vai ao encontro de escritores, envolvendo-os em cena por meio de conversas intimistas e informais aliadas à leitura de textos de sua autoria, escolhidos pelo próprio autor e interpretados à sua maneira.

Num entrelace entre literatura e audiovisual, com sensibilidade e subjetividade na captação de sons e na produção de imagens, os vídeos remetem ao olhar do escritor sobre sua obra, revisitando suas memórias e todo o imaginário que se reflete em sua escrita. Ao mesmo tempo, Sobreposições pretende despertar no espectador a reflexão sob suas múltiplas interpretações de um texto literário, bem como a oportunidade de ver um escritor expressando suas sensações e anseios pessoais relacionados à arte da escrita.

O projeto é composto por vídeos oficiais e vídeos extras que alimentarão, mensalmente, o website e a página do facebook. Com a proposta de aliar sensações essencialmente presenciais à plataforma virtual, a pretensão é conectar pessoas de distintos universos, que tenham em comum a paixão por literatura e audiovisual, promovendo eventos mensais voltados para a exibição de cada edição, mas que também propiciarão a leitura e a expressão de poesias em um sarau.

O projeto estreia suas produções com a escritora Isabella Mariano, carioca, tendo vivido boa parte da sua vida no Espírito Santo, e atual residente de Curitiba. Autora dos livros de poemas Gotas (2013) e Cortes Lentos (2015), Isabella protagoniza a primeira edição do Sobreposições com a poesia “Despedida”, que integra sua última obra publicada. Ao entrar em cena diante das câmeras, a escritora expressa, com descontração e sinceridade, os anseios, princípios e convicções pessoais que envolvem seu processo criativo. No encontro, é convidada a revisitar sua poesia em leituras e interpretações que compõem a finalidade principal do projeto: revelar o olhar do escritor diante de sua própria obra.

Website: http://sobreposicoes.com/
Lançamento do projeto: http://sobreposicoes.com/um-relato-sobre/
Primeira edição oficial: http://sobreposicoes.com/sobreposicoes-01- despedida-isabella-mariano/
Facebook: https://www.facebook.com/projeto.sobreposicoes/