3 de setembro de 2014

Os haicais de Jack Kerouac

Jack Kerouac certamente é mais conhecido pelas suas narrativas, em especial pelo livro On the Road – Na estrada.Os poemas do autor americano, para alguns, soam como leituras curiosas, pois o traço da escrita poética é pouco comentada pela crítica. Reunir um volume com todos os haicais escritos pelo autor mais lido da geração beat, além de preciosos, são curiosos. Ao lermos o Livro de haicais nos deparamos com o dia a dia do poeta beat, como também nos deparamos com questionamentos filosóficos e apreciações da natureza rabiscados pelo autor.
 
Na introdução do livro, a organizadora Regina Weinreich comenta que o próprio autor chamava seus haicais de poemas pop: “Assim como em sua obra em prosa, a poesia de Kerouac revela um padrão similar de desenvolvimento: do convencional ao experimental. Nunca um formalista, ele escreveu muitos haicais experimentais. Alguns, meramente deixava acontecerem, para retornar a eles, refinando-os enquanto seguia em frente. Como demonstram os poemas contidos em Some of the Dharmae em seus cadernos de notas, Kerouac considerava haicai uma designação vaga, um trampolim do qual podia saltar, algo que ele podia usar livremente para seus próprios fins artísticos.” Portanto, o autor não seguia de maneira rígida os conceitos clássicos do haicai, em que o poema é metrificado em versos que seguem a sequência 5-7-5 nem segue a risca a temática de descrever paisagens.
 
Os haicais de Kerouac, foram reunidos em alguns manuscritos de livros e em blocos de anotação. A coleção Livro de haicais editado pela L&PM contem mais de 500 poemas, o volume foi traduzido por Cláudio Willer, mas vale ressaltar que a edição é bilíngue, pode-se ler o poema no original em inglês.
 
Para os fãs do autor a leitura deste livro é necessária por mostrar um lado não muito conhecido de Kerouac, que é a produção poética. Mas também essa produção é leitura obrigatória para os leitores de haicais, pois o autor ao longo do livro demonstra ser um hábil haicaísta.
 
Dentre as extensas temáticas exploradas pelo autor no Livro de haicais, a solidão é a mais constante. Separei abaixo alguns poemas inspirados nessa temática:
 
 
***
 
uma flor
na ribanceira
acenando para o desfiladeiro
 
***
 
segurando meu gato
que ronrona sob a lua,
eu suspirei
***
 
tarde de verão -
mastigando impacientemente
a folha de jasmim
 
***
 
O filho que quer solidão
Envelopou-se
Em seu quarto
 
 
Sabemos que o haicai clássico é marcado pela fotografia poética da paisagem, ou seja, o poeta ao deleitar-se com a natureza a descreve em golpes rápidos. Essa descrição poética da natureza é marcada pela simplicidade e pela rápida descrição. Separei abaixo 10 haicais em que Kerouac nos presenteia com as suas observações:
 
1
A cena nacional
- sol de fim de tarde
Naquelas árvores
 
2
Protegida pelas nuvens
a lua
Navega e dorme
 
3
Todos os insetos pararam
em homenagem
À lua
 
4
o pássaro pousou no galho
- dançou três vezes -
E sumiu
 
5
a névoa à frente
das montanhas da manhã
- fim de outono
 
6
Delicadamente dependurada
a Folha de Outono
Quase cai do galho
 
7
Ao sol do deserto
no Arizona,
Um vagão amarelo de trem
 
8
Pássaro subitamente quieto
em seu galho – sua
Esposa o encara
 
9
Uma tartaruga navegando rio abaixo
solitária sobre o tronco,
Cabeça erguida
 
10.
o pequeno pardal
na beira da calha
Olha ao redor
 

 

Reforço que este livro merece ser lido na íntegra. Portanto paro por aqui a minha pequena antologia com os haicais de Jack Kerouac.