19 de julho de 2014

A Família Musical de Joãozinho, de Luciana Costa


Uma família muito barulhenta foi parar na prateleira reservada para a futura biblioteca das minhas sobrinhas. Não, não, eu não comprei nenhuma daquelas caixinhas de música portáteis que fazem muito barulho com um monte de luzes piscando, estou falando do livro da Luciana Costa, A Família Musical de Joãozinho. (PAIC + Governo do Estado do Ceará, Fortaleza-Ceará 2012)
A própria Luciana Costa é uma mulher-orquestra, musicista e escritora, a moça toca piano, cavaquinho, acordeom, pandeiro, chocalho, até tampa de panela e muitos outros instrumentos que nem cabem se for colocar aqui nesse texto. Em seu livro não poderia ser diferente.
A história dessa família é muito bem afinada, o Pai é regente, a Mãe é cantora,  os sete filhos barulhentos tocam toda hora, seja dia ou madrugada, promovendo festas, shows e serenatas.
Porém, como diria a música do rato da banda Palavra Cantada, sempre tem um que é diferente, nessa família o diferente é Joãozinho, desafinando a banda, não domina instrumento algum, uma tristeza. 


Os anos passam na família de Joãozinho, todo mundo vai crescendo e tomando seu rumo, por isso a banda da família vai se desfazendo, cada membro do clã assume outra profissão, Simião vira Padeiro e tem até um vai pras bandas da NASA ser Astronauta. Não vou fazer uma de fuxiqueiro e contar a história toda, mas digo que uma coisa muito legal acontece. 


O livro é escrito todo em versos, tudo bem metrificado, parecendo uma grande música, Já contei pra vocês que a rima é um recurso excelente para manter a atenção das crianças devido ao seu caráter lúdico, desse modo à leitura desse livro será muito bem aceita, experimente.  Você pode encontrar o livro integral na internet, o projeto PAIC + disponibiliza os originais em PDF, pode-se ler junto com os pequenos na telinha do notbook ou do leitor de ebook, outra possibilidade é imprimir e encadernar.

Quem assina as ilustrações é Adams Pinto, a família e suas peripécias ficaram muito bem representadas, a imaginação se materializa nas gravuras e dá pra voar longe com elas, até o espaço sideral.

Agora, vamos parar de LERO-LERO, clica aí no link e se divirta lendo a Família Musical de Joãozinho.