Cartas para uma professora, de Taiasmin Ohnmacht, percorre Porto Alegre após as enchentes

Uma Porto Alegre atravessada pelas enchentes e por histórias de seus bairros é o cenário de Cartas para uma professora, novo livro de Taiasmin Ohnmacht. Publicada pela Editora Libretos, com ilustrações de Mitti Mendonça, a obra acompanha dois adolescentes da Restinga em uma jornada que reúne referências afrodiaspóricas, lendas urbanas e a busca por outras maneiras de viver a cidade.
O percurso de João Francisco e Thalita se revela por meio de cartas recebidas pela professora Jussara e de diálogos com a educadora. Os jovens deixam o bairro onde moram e percorrem diferentes regiões da capital gaúcha. A procura pela figura paterna abre caminho para uma descoberta coletiva, ligada à possibilidade de reencantar a cidade.
Lendas e referências afrodiaspóricas
Os elementos mágicos da narrativa partem de lendas e crenças dos bairros de Porto Alegre e de referências culturais de religiosidades de matriz afro. Segundo a autora, o projeto nasceu também da percepção de uma lacuna na literatura para o público jovem negro que trabalhasse com esses elementos.
“A cidade de Porto Alegre possui um imaginário riquíssimo e interessante e isso precisa chegar a todos os territórios. A cidade tem que conhecer a si mesma, se entender como múltipla e essa multiplicidade precisa ser expressa em voz alta para si mesma.”
A declaração de Ohnmacht, presente no material de divulgação, aproxima a proposta do livro da circulação de histórias de regiões periféricas. O afroturismo também aparece entre as referências que orientam essa investigação da cidade.
A obra teve pré-lançamento em 29 de outubro, na Livraria Travessa, com a participação da autora e da ilustradora e mediação de Ana dos Santos. O material anuncia ainda a presença de Ohnmacht na Feira do Livro de Porto Alegre, em debates e sessões de autógrafos.
Sobre a autora
Taiasmin Ohnmacht é escritora e psicanalista. Seu romance Vozes de Retratos Íntimos, publicado pela Taverna em 2021, venceu os prêmios AGES e Açorianos na categoria Narrativa Longa. Sua produção inclui Uma Chance de Continuarmos Assim, Quimeras Feito Incensos e Também Existem os Tambores.
Serviço
Título: Cartas para uma professora
Autora: Taiasmin Ohnmacht
Ilustrações: Mitti Mendonça
Editora: Libretos
Ano: 2026
Edição: 1ª
Páginas: 168
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-5549-098-9
Preço: R$ 65,00


