Skeelo reúne 22 finalistas do Prêmio Jabuti 2026 em formatos digitais

O Skeelo informou que reúne em seu catálogo 22 livros finalistas do Prêmio Jabuti 2026, disponíveis em e-book ou audiolivro. A seleção inclui O jardim das oliveiras, de Adélia Prado, Coração sem medo, de Itamar Vieira Junior, e Aranha movediça, de Moacir Fio.
Os títulos aparecem em categorias diferentes da premiação. Na lista oficial, Adélia Prado concorre em Poesia, Itamar Vieira Junior em Romance Literário e Moacir Fio em Romance de Entretenimento. A disponibilidade e o formato de cada obra foram informados pela plataforma.
Da poesia ao romance
O jardim das oliveiras, da Record, está disponível em e-book, enquanto Coração sem medo, da Todavia, integra o catálogo em audiolivro. Aranha movediça, publicado pela Moinhos, pode ser lido em formato digital.
Também integram a seleção os e-books Minha estranha loucura, de Evandro Luiz da Conceição; Vez em quando, Billie Holiday, de Evandro Affonso Ferreira; A sangue quente: crônicas cariocas, de Hermés Galvão; e Viagem no país da crônica, de Humberto Werneck.
Entre os demais títulos informados estão Cantagalo, de Fernanda Teixeira Ribeiro; Pitangas verdes, de Mariana Lobato Botter; Radiografia das árvores, de Ivana Fontes; e Moeda de troca, de Lucas Mota.
Quadrinhos, não ficção e educação
A curadoria inclui ainda Daruma: identidade, de Monge Han; Abdias, intérprete do Brasil, organizado por Tulio Custódio; A audácia dos invertidos, de Rodrigo Faour; e O manual da empresa antirracista, de Adriana Alves, todos em e-book.
Na mesma modalidade estão Ana & Artur desvendam a China, de Silvana Salerno; Agora o meu chão são as nuvens, de Hugo Monteiro Ferreira; A paixão pela mentira, de Paulo Schiller; A revolução da longevidade, de Alexandre Kalache; e O dilema das galinhas felizes, de Gustavo Arns e Leandro Karnal.
Completam a relação os audiolivros Aproveitar a vida e suas dores, de Contardo Calligaris, e A esperança a gente planta, de Alexandre Coimbra.
A assessoria do Skeelo também disponibiliza vouchers de acesso às 22 obras para apoiar a cobertura jornalística do prêmio. Os interessados devem procurar a assessoria de imprensa. Informações sobre o aplicativo estão no site do Skeelo; a relação dos concorrentes pode ser consultada na lista oficial do Prêmio Jabuti.


