21 de outubro de 2026

Edusp publica estudo sobre os fragmentos de Aby Warburg

Capa de Teoria da Imagem e Ciência da Cultura — Os Fragmentos de Aby Warburg, de Serzenando Alves Vieira Neto

A Edusp publicou Teoria da Imagem e Ciência da Cultura — Os Fragmentos de Aby Warburg, de Serzenando Alves Vieira Neto. O livro examina as referências intelectuais e questões conceituais do historiador da arte a partir de suas anotações de pesquisa.

O estudo se concentra nos Fragmentos Fundamentais, escritos entre 1888 e 1905. Nesse conjunto de aforismos e enunciados, Warburg registrava o desenvolvimento de suas investigações, testava hipóteses e estabelecia conexões entre problemas e campos de conhecimento.

Dos fragmentos ao Atlas Mnemosyne

Vieira Neto analisa o papel dessas notas na elaboração de uma teoria da imagem e de uma ciência da cultura. A pesquisa também relaciona os fragmentos à estrutura visual do Atlas Mnemosyne, projeto que Warburg deixou inconcluso.

Segundo a apresentação do estudo, as tentativas de síntese feitas pelo historiador no fim da vida resultam de um processo gradual de elaboração conceitual. O autor investiga a coerência desse percurso e a centralidade do estudo da expressão humana em sua abordagem da arte.

A edição tem 280 páginas, formato de 14 x 21 centímetros e preço de capa de R$ 52.

Serviço

Título: Teoria da Imagem e Ciência da Cultura — Os Fragmentos de Aby Warburg
Autor: Serzenando Alves Vieira Neto
Editora: Edusp
Páginas: 280
Formato: 14 x 21 cm, brochura
Preço de capa: R$ 52,00
Mais informações: catálogo da Edusp

A leitura foi boa?

Ajude a fortalecer a literatura e o jornalismo cultural no Brasil!