11 de março de 2024

Radium Girls, de Cy., chega pela Moby Dick

Nova Jersey, 1920

Para muitas jovens do século passado, conseguir um emprego em uma prestigiosa fábrica de relógios era um sonho. Passar os dias pintando mostradores com tinta luminosa lhes deu independência financeira e a perspectiva de uma vida pela qual muitas mulheres lutaram por séculos.

Após o expediente, as operárias pintavam suas unhas com aquela tinta florescente e encantadora e brilhavam no escuro até se chamarem de "garotas fantasmas". O que elas não sabiam é que o rádio, elemento químico responsável pela beleza da tinta que ostentavam, seria mortal.

De acordo com os fabricantes, o brilho verde suave e hipnotizante que elas orgulhosamente exibiam nos lábios e no corpo era perfeitamente inofensivo. Entretanto, quanto mais adoeciam, mais o sistema lhes dava as costas. Desesperadas por compensação e reconhecimento por parte da empresa que as condenou, essas mulheres se tornaram a vanguarda do crescente movimento pelos direitos dos trabalhadores.

Com traços inesquecíveis e radiantes, Cy nos convida a conhecer a verdadeira história das cinco mulheres que venceram a indústria e lutaram não apenas pelas suas próprias vidas, mas pelo futuro de cada mulher que as seguiria.

 

 

Autora de histórias em quadrinhos, Cy. é basicamente designer gráfica por formação. Depois de vários anos como diretora artística, tornou-se freelancer para desenvolver seus projetos. Publicou com a Lapin Editions, The Real Sex of Real Life (volumes 1 e 2), onde preferiu mostrar trechos de sexualidade a partir de depoimentos. Logo depois, publica Radium Girls , em 2020, pela Glénat, que não fala sobre sexualidade, mas sobre as lutas das mulheres, na década de 1920, nos Estados Unidos. Foi elogiada por leitores e críticos ao vencer o Prêmio Lecteurs.com BD 2021, o Prêmio Literary Breakaway 2021/2022 e, mais recentemente, o Prêmio Du Vent dans les BD 2022. Mora na região de Paris.

 

VOCÊ PODE APOIAR O QUADRINHO NO CATARSE CLICANDO NESTA FRASE!