10 de agosto de 2023

Livro brasileiro homenageia os 60 anos dos X-Men

Em setembro de 1963, foi publicada a primeira história daquela que viria a ser uma das principais equipes de super-heróis da Marvel, os X-Men. Criados por Stan Lee e Jack Kirby, os mutantes foram motivo de muita polêmica quando começou o Universo Cinematográfico da Marvel, já que seus direitos estavam com a Fox (que, depois, acabou sendo comprada pela 30Disney).

Em homenagem aos 60 anos de criação dos X-Men, a Marsupial Editora lançará o livro “Olhares Sobre os X-Men”, organizado pelo quadrinista e pesquisador Guilherme Smee e que conta com a participação de diversos autores, tais como Laluña Machado, Christian Gonzatti, Leonardo Vicente e Daniel Miranda, entre outros nomes que conhecem bem este universo.

O livro está em campanha de financiamento coletivo no Catarse - https://www.catarse.me/xmen - e terá em suas mais de 400 páginas artigos esmiuçando todos os aspectos do universo mutante, tais como perfis dos personagens, quadrinhos, animações, filmes e até mesmo questões como preconceito e geopolítica a partir das seis décadas de histórias dos X-Men.

O organizador do livro, Guilherme Smee, é acadêmico especializado em quadrinhos, doutorando, roteirista de quadrinhos, curador da Gibiteca BPE de Porto Alegre, membro da diretoria da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) e esteve à frente do blog Splash Pages por mais de dez anos. E, claro, também grande fã dos X-Men.

Smee justifica a iniciativa da publicação deste livro: “Em 2013, quando os X-Men fizeram 50 anos, nem a Marvel, nem a Panini Comics, que publica seus quadrinhos no Brasil, comemoraram a data do jeito que os personagens e sua legião de fãs mereciam. Por isso, ao lado de grandes fãs brasileiros dos mutantes, resolvemos pensar nesta publicação”.