24 de junho de 2023

"Farejador de águas" é uma narrativa épica

"Farejador de águas" é uma narrativa épica que percorre quase cem anos do Brasil profundo, lembrando-nos de que natureza e humanidade estão intrinsecamente ligadas e renovando nossa esperança em dias melhores.

Na década de 1920, Minino, um órfão criado por uma mulher indígena, decide deixar a terra deixada por seus pais em Goiás para se juntar à Coluna Prestes. Devido à sua coragem, esperteza e habilidade de "farejar" nascentes de rios, ele logo se torna uma figura relevante no grupo, liderando a marcha e também detectando emboscadas de jagunços ocultos na vegetação. Durante suas jornadas, Minino desenvolve a vontade de lutar pelo que acredita, além de nutrir um amor pela natureza e por Maria Branca, sua companheira de vida. Mesmo após o fim da Coluna, ele decide retornar à sua pequena propriedade, mas isso não o impede de continuar perseguindo seus ideais.

Como escreve Maria José Silveira » como eu escrevo

Maria José Silveira, por meio da trajetória do patriarca de uma família de agricultores em Goiás, denuncia, com sensibilidade e força narrativa, a exploração da natureza, tema recorrente em suas obras anteriores. Em "Farejador de águas", ela nos apresenta uma trama repleta de personagens envolventes, tanto reais quanto fictícios, abordando questões relevantes para o momento atual, como os direitos indígenas, a posse da terra e a devastação ambiental.

Trecho do livro:

"Até que a manhã se abriu com um grito: 'Ei, estão chegando os revoltosos! Socorro! É o povo da Coluna!'. E como se já estivessem treinados, os moradores da pequena vila correram e a região engoliu as pessoas. O menino não. A Véia também não. [...] E foi nesse momento que ele, com a naturalidade de quem se sente convocado, disse: 'Vou com eles, Véia', e partiu, seguindo as mulheres e as poucas crianças a pé. Primeiro, estava acovardado, procurando se esconder, mas depois ficou mais tranquilo, misturando-se aos últimos. Ninguém perguntou de onde ele vinha. Talvez tenham pensado que ele era da própria Coluna."

Sobre a autora:

Maria José Silveira é uma escritora, editora e tradutora. Formou-se em Comunicação pela UnB e em Antropologia pela Universidad Mayor de San Marcos, em Lima, Peru. Possui mestrado em Ciências Políticas pela USP. Nascida em Goiás, reside em São Paulo há muitos anos. Além de "Maria Altamira", finalista dos prêmios Jabuti, Oceanos e São Paulo em 2021 e com mais de 40 mil exemplares vendidos, é autora de outros oito romances e cerca de vinte livros infantojuvenis. Também participou de coletâneas e antologias, além de escrever para teatro

Ficha técnica

TítuloFarejador de águas
Autora: Maria José Silveira
Capa: Fabiana Yoshikawa
Páginas: 256 pp.
ISBN: 978-65-87342-39-9
Dimensões: 13,5 x 20,5 cm
Acabamento: brochura
Preço: R$ 74,90
Editora: Instante