13 de março de 2023

Elaine Vilar Madruga chega ao Brasil pela Instante

Vencedor do Prêmio Cálamo, um dos prêmios literários mais importantes da Espanha, na categoria “Livro do Ano 2021” (escolhido por votação dos leitores), A tirania das moscas constrói uma fábula insólita e envolvente, equilibrando com genialidade toques de realismo mágico, humor macabro e grotesco e até mesmo lirismo para falar dos horrores do autoritarismo e da opressão em todos os níveis, do coletivo ao individual. O livro conta com capítulos inteiros escritos em falas tensas, sarcásticas, em que o clima disfuncional da relação entre pais e filhos se torna palpável.

A história se passa em um pequeno país excessivamente quente, infestado de moscas, comandado pelo General Bigode. Ali mora uma família disfuncional, a começar pelos pais: um militar gago detentor de incontáveis medalhas pelos serviços prestados à pátria e uma mulher traumatizada por uma tragédia familiar que encontrou no casamento com um homem poderoso a chance de uma vida mais confortável, ainda que a maternidade lhe fosse custosa e insuportável. Da união do casal vieram três filhos: Cassandra, a mais velha, jovem perspicaz e manipuladora, sexualmente atraída por objetos, sobretudo enferrujados (e também a narradora do livro); Caleb, o do meio, possuidor de um dom incomum e mórbido; e Calia, a caçula, que se recusa a falar e desenha animais hiper-realistas com talento excepcional. O pai, após ter sido acusado de traição e afastado do governo, instaura uma violenta autocracia na própria casa, obrigando os filhos, que viviam em discórdia, a se unir contra a intransigência paterna e a alienação materna. Em ritmo frenético, a narrativa dispara rumo a um desfecho inesperado.

A edição brasileira conta com prefácio da escritora Cristina Morales, editora do livro original.

Destaque:

“[...] um romance ambicioso com um controle avassalador e preciso da linguagem do fantástico e do terror. Um texto dotado de um lirismo que não embeleza nem esconde a raiva latente em sua prosa.” — El Diario

Sobre a autora:

Elaine Vilar Madruga (Havana, 1989) é graduada em Artes Cênicas, com especialização em Dramaturgia, pelo Instituto Superior de Arte de Cuba (ISA), e leciona escrita criativa. Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, e seu trabalho tem sido publicado em diversos países. Vilar Madruga amplifica sua voz em romances adultos e infantojuvenis — marcados por influências da literatura fantástica e da ficção científica —, contos, poesia, teatro, jornalismo e crítica.

 

Ficha Técnica:

Título: A tirania das moscas
Autora: Elaine Vilar Madruga
Tradutora: Carla Fortino
Número de páginas: 224 pp.
Tamanho: 13,5 × 20,5 cm
ISBN: 978-65-87342-36-8
Preço: R$ 69,90
ISBN e-book: 978-65-87342-35-1
Preço e-book: R$ 48,90
Editora: Instante