20 de fevereiro de 2023

O deus da carnificina, de Yasmina Reza

Yasmina Reza construiu uma das obras mais perturbadoras que já tive contato. Durante a leitura sempre parei para pensar sobre diversos assuntos que dizem respeito a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor. Interrogações como: até que ponto a hipocrisia humana ela pode ir? Como as pessoas distorcem o que pensam dos outros apenas para satisfazer algumas necessidades? Será que nós, adultos, não somos infantis demais quando tentamos resolver conflitos do cotidiano?

A obra é composta por diálogos entre dois casais, pais de dois meninos que se envolveram em um incidente: um agrediu o outro a ponto de quebrar dois dentes e atingir um dos nervos da boca. Na medida que pensamos que a conversa caminha para uma conciliação amigável entre os pais e que tudo terminaria de forma boa e agradável, começamos a ver que não será bem assim. As acusações de ambos os lados e a forma de ironia contida na conversa, leva a situação para caminhos desagradáveis. Só lendo para crer.

Um dos principais pontos que me chamou atenção foi a construção dos personagens. Aos poucos, eles vão sendo apresentados ao leitor com as suas reais personalidades e problemas, sejam eles pessoais ou conjugais, a ponto de percebemos que eles são pouco parecidos com o que aparenta no início.

É uma peça que todo leitor precisa ter contato, seja por meio da obra escrita, teatro ou produção cinematográfica. De qualquer forma, eu sempre indico a literatura escrita.

.......................................

DICA: A produção cinematográfica (2011) produzida por Roman Polanski tendo a Yasmina como roteirista. Kate Winslet, Christoph Waltz, Jodie Foster e John Reilly fazem parte do elenco. Assim como o livro, achei a adaptação espetacular, visto que segue de forma fiel a obra escrita. Até o momento dessa publicação, o filme estava disponível nas plataformas de streaming do Prime Vídeo e Paramount.