1 de setembro de 2022

Nem todos os meninos são azuis uma memória-manifesto de George M. Johnson

Nem todos os meninos são azuis é uma poderosa obra, uma memória-manifesto de George M. Johnson, ativista negre LGBTQ+ e não-binárie. Jornalista por profissão, George explora por meio da memória a sua infância, adolescência e os seus anos de faculdade, narrando como foi crescer sob a dualidade de ser negre e queer.

Das memórias de ter seus dentes arrancados por valentões aos cinco anos de idade ao relacionamento afetuoso com a avó, à primeira experiência sexual, as histórias tratam de uma pessoa que está sempre em um não-lugar enquanto cresce. Com triunfo e tragédia, as histórias de George M. Johnson cobrem tópicos como identidade de gênero, masculinidade tóxica, irmandade, família, desigualdade , consentimento e alegria negra.

Este é um livro dolorido, afetuoso, que amplifica o nosso modo de ver a sociedade em que vivemos, seja nos Estados Unidos ou no Brasil.

TRECHOS DO LIVRO

“Este livro tocará em assuntos como assédio (incluindo abuso sexual), perda de virgindade, homofobia, racismo e antinegritude. Às vezes, essas discussões podem ser um pouco ilustrativas, entretanto são experiências com que muitos que lerem este livro vão se deparar ou já terão se deparado na vida. Espero que esses leitores sejam vistos e ouvidos ao longo destas páginas.”

“Gênero é uma das maiores projeções depositadas numa criança no nascimento, embora as famílias não tenham ideia do que o bebê vai se tornar. Na sociedade, o sexo de alguém é baseado na sua genitália. Essa decisão é então usada para supor o gênero de alguém como menino ou menina, ao invés de permitir o uso de um espectro de identidades que uma criança poderia decidir para si mesma.”

“Este livro é uma exploração de duas das minhas identidades — Negra e queer —, e como tomei consciência das suas interseções dentro de mim e na sociedade. Como aprendi que nenhuma das duas identidades pode ser contida dentro 13 de uma simples caixa, e que chego aos lugares como ambas, a despeito dos espaços e ambientes que preciso navegar.”

Sobre o autor:

George M. Johnson é ativista negre e não-binárie de Los Angeles, premiade por sua escrita. George escreveu para grandes veículos, incluindo Teen Vogue, Entertainment Tonight, NBC, The Root, Buzzfeed, Essence e The Grio. Também atuou como Editor Convidado para o mês do Orgulho da BET.com.

Em 2019, recebeu o Prêmio Salute to Excellence pela National Associação de Jornalistas Negros (National Association of Black Journalists) por seu artigo “Quando o racismo ancora sua saúde”, na Revista Vice. Foi um dos nomes listados no The Root 100 Most Influential African Americans, em 2020, e uma das 100 pessoas LGBTQ mais influentes em 2021.

George M. Johnson escreveu seu primeiro livro de memórias para jovens adultos, e foi um dos mais vendidos do New York Times, o aclamado “All Boys Aren’t Blue”, onde discute como foi sua adolescência ao crescer como um jovem garoto Black Queer em New Jersey através de uma série de ensaios poderosos. 

Ficha técnica

Título: Nem todos os meninos são azuis

Autor: George M. Johnson

ISBN: 978-65-5681-124-6

Edição:

Dimensões: 14×21 cm

Páginas: 220

Gênero: Não-ficção (uma memória-manifesto)

Ano: 2022

Onde adquirir: www.editoramoinhos.com.br

Lançamento
Data:
12 de outubro, disponível nas livrarias e marketplaces