28 de agosto de 2022

HQ com o julgamento de Augusto Pinochet pelos seus fantasmas

Em Os fantasmas de Pinochet, o terrível ditador terá que enfrentar, já morto, os crimes cometidos em vida e nunca antes julgados

A Conrad Editora anunciou o início da pré-venda(Clique aqui e adquira o seu exemplar) e o lançamento da HQ Os fantasmas de Pinochet, de Félix Vega e Francisco Ortega, lançada no Chile em 2021.

Em uma mistura de ficção e acontecimentos reais da ditadura chilena iniciada pelo golpe de 11 de setembro de 1973, Os fantasmas de Pinochet faz reparação histórica com o julgamento do ditador Augusto José Ramón Pinochet Ugarte, nome que jamais será esquecido na história do Chile e do mundo pelas monstruosidades cometidas por ele e em seu nome. A narrativa acompanha o ditador em flashbacks da infância em Valparaíso e mais tarde em Santiago; do período como militar e mais tarde como ditador; depois, em prisão domiciliar da Londres dos anos 2000, enquanto é visitado por fantasmas que anunciam sua morte e preparam-no para o juízo final.

Na HQ, os autores Félix Vega e Francisco Ortega utilizaram materiais de mais de quatro anos de pesquisas profundas sobre a ditadura de Pinochet para contar a história de vida do ditador e com isso procuram trazer uma justiça divina ao imaginar o julgamento do militar depois da morte. Além disso, a narrativa provoca uma imersão completa do leitor em fatos históricos muito bem desmembrados e adaptados para a narrativa em quadrinhos e destaca a atmosfera dura do que foi o Chile de Pinochet, que vale de lembrança também ao que foi a Ditadura Militar brasileira, um período a não ser repetido.

A data de lançamento de Os fantasmas de Pinochet ainda faz alusão às datas da votação da nova constituinte chilena a ser realizada dia 4 de setembro de 2022, a primeira após Pinochet, o 7 de setembro brasileiro, data símbolo de nossa independência e autonomia, o 11 de setembro que foi o dia do golpe militar no Chile e ainda é um lembrete às nações que não devem se render a quaisquer tentativas de governo antidemocráticas e que ousem enfrentar a soberania do processo eleitoral.

Com tradução e projeto editorial de Delfin [Studio DelRey], Os fantasmas de Pinochet terá 136 páginas, capa brochura com orelhas e com uma ilustração exclusiva para a edição brasileira, extras e miolo colorido e estará disponível em versão impressa, por R$ 99,00 e também digital nas plataformas Amazon Kindle, Kobo Rakuten, Google Play Books e iBooks, por R$ 69,90.

Quem fez esta HQ:

Félix Vega

Félix Vega Encina aprendeu a ilustrar e contar histórias com seu pai, Óscar Vega (Oskar), primeiro desenhista de Mampato, um personagem clássico chileno, cujos trabalhos foram reunidos em dois volumes: Viajes de Mampato e Los Viajes en el Tiempo de Mampato. É autor de Juan Buscamares, tetralogia pós‑apocalíptica traduzida para sete idiomas, e de Duam, La Piedra de Luz, obra fantástica baseada em mitos do povo mapuche, inédita no Brasil. Seu trabalho é publicado em diversos países, como França, Itália, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Eslovênia, Brasil, Japão, Argentina, Andorra, Rússia e, claro, Chile. Parte de sua obra (Maria DolaresAsesinos Anônimos) foi produzida com o roteirista espanhol Enrique Sánches Abuli. Ilustrou o quadrinho da ópera-rock Transitus, do conjunto de rock progressivo Ayreon. Seu último trabalho para o mercado franco‑belga é Vinland.

Francisco Ortega

Francisco Ortega é autor de Trilogia de Los Césares e dos romances Salisbury e El cáliz secreto. Também escreveu a saga infantil Max Undermales e, em coautoria com Nelson Dániel e Gonzalo Martínez, produziu os romances gráficos 1899, 1959 e Mocha Dick — A Lenda da Baleia Branca, esta última publicada no Brasil pela Conrad. Publicou os livros de não ficção Dioses Chilenos y Alienígenas e Los Nuevos Brujos: 22 Conspiraciones que Dominan el Mundo, em parceria com Juan Andrés Salfate. Atualmente, trabalha em um romance de ficção científica, a ser publicado ainda neste ano no Chile, e em roteiros e histórias de projetos para séries de TV para plataformas como StarzPlay, Apple, Amazon e HBO.

Ficha Técnica

Título: Os Fantasmas de Pinochet

Autores: Félix Vega e Francisco Ortega

Tradução e projeto editorial: Delfin [Studio DelRey]

Coleção: Volume Único

Cores: colorido

Dimensões: 17 x 26 cm

Formato: impresso e digital

Nº de páginas: 136

Detalhes: capa exclusiva brasileira, brochura com orelhas

Para adquirir, clique aqui.