26 de agosto de 2022

Exposição Dom Quixote - Arte em Ferro de Euler Alves 

Livraria Quixote recebe exposição Arte em Ferro que homenageia o personagem de Cervantes

O artista visual Euler Alves expõe suas obras construídas em sucatas de ferro, na na Quixote Livraria e Café, na Savassi, Belo Horizonte.  A exposição traz onze releituras do cavaleiro andante da obra de Miguel de Cervantes. Nelas, Dom Quixote se apresenta armado para a luta, descansando suas armas e segurando outros símbolos para lutar, como a educação e a cultura.

De tamanhos distintos, todas feitas através da solda, forja e marreta, as obras assim como o personagem representado, contrastam leveza e densidade. Apesar do material pesado, Euler consegue inserir nelas um movimento suave. O destaque fica para os detalhes que o artista consegue retirar da sucata e nas dimensões das obras. O maior Dom Quixote em exposição mede mais de dois metros e meio de altura e o menor não chega a 20 cm, todos com detalhes impressionantes.

Sob a curadoria de Narly Simões, da Eco das Artes a exposição acontecerá do dia 27 de agosto a 27 de outubro de 2022 na Quixote Livraria e Café, localizada na rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi, Belo Horizonte. A abertura acontecerá no dia 27 de agosto, sábado, às 11 horas.

EULER ALVES -  Artista visual autodidata, especializou-se na arte da transformação de sucatas de ferro já descartadas no lixo em objetos de arte.

Suas esculturas utilizam a sucata de ferro como matéria prima principal. É através da solda que o artista dá formas humanas e abstratas a suas obras de dimensões variadas, utilizando uma técnica única de moldar e esculpir o ferro bruto com detalhes que impressionam pela sua leveza e movimento. Entre suas obras principais estão as várias releituras de “Dom Quixote” que estão espalhadas por vários estados do Brasil e a “Sagrada Família”, construída por encomenda para a Prefeitura Municipal de Confins com dimensões entre 2 e 2,50 metros de altura.

Natural de Caeté – MG, Euler atualmente mora na cidade de Capim Branco, onde tem seu ateliê e desenvolve seus trabalhos.

ARTISTA: EULER ALVES

Esculturas em ferro maciço, solda, resina e tinta acrílica

CURADORIA: NARLY SIMÕES

Nº DE OBRAS: 15

MEDIDAS: Entre 20cm e 250 cm

LOCAL: Quixote Livraria e Café

Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi, Belo Horizonte

PERÍODO: 27 de agosto a 27 de outubro de 2022

Nº DE OBRAS: 15

CONTATOS:

Instagram: @euleralvesartist

Facebook: @euleralvesartist