1 de maio de 2022

LiteraturaBR está lançando Urso, o aclamado, premiado e polêmico romance de Marian Engel

O LiteraturaBR Editorial deu início na campanha para lançamento de  um dos melhores livros da literatura canadense, Urso, da canadense Marian Engel.

 SINOPSE

Depois de cinco anos enterrada dia após dia em meio aos mapas e manuscritos decadentes de um instituto histórico, Lou recebe uma tarefa de campo bem-vinda: catalogar uma biblioteca do século XIX, provavelmente localizada em uma casa octogonal em uma ilha remota no norte de Ontário. Ansiosa para reconstruir a curiosa história da propriedade, ela não está preparada para a descoberta de que a ilha tem outro habitante: um urso.

A imaginação de Lou é logo ultrapassada pelos ocupantes históricos da propriedade, cujo fascínio pelo folclore dos ursos se torna seu. Irresistivelmente, Lou é conduzida por um caminho de autodescoberta emocional e sexual, enquanto explora os limites de sua própria natureza animal através de seu relacionamento bizarro e curativo com o urso.

POR QUE PUBLICAR URSO?

Urso é um dos mais intrigantes, controversos e memoráveis romances da literatura canadense. Foi vencedor do Governor General Award – algo como o Prêmio Jabuti no Brasil –, em 1976, cujo júri era composto pelos escritores Margaret Laurence, Mordecai Richler e, a Nobel de Literatura, Alice Munro.

Segue atual e surpreendente dialogando com temas contemporâneos como o desejo feminino, a relação com a natureza e o selvagem, o colonialismo e, a partir dele, da apropriação cultural.

O romance que já foi taxado de erótico, subversivo, genial e como o livro mais polêmico da literatura canadense foi ressuscitado por um meme em 2014, avivando o interesse de leitores em todo o mundo, que tem descoberto um livro capaz de despertar sentimentos contraditórios: do riso ao choro, do horror ao encanto, do estranhamento à assimilação.

Uma coisa podemos garantir, difícil sair incólume após a leitura desse clássico da literatura canadense.

O LiteraturaBr segue no propósito de apresentar ao leitor brasileiro obras desconhecidas. Assim como fez com As mãos do tempo, livro de poesia do angolano Nok Nogueira, agora publicará Urso, o premiado e aclamado romance da canadense Marian Engel, ainda inédito no Brasil.

A nossa edição terá tradução de Berttoni Licarião, apresentação da escritora e professora Dia Nobre e texto de orelha da vencedora do Prêmio Jabuti Monique Malcher.

SOBRE A AUTORA

Marian Engel (1933-1985) é uma aclamada e respeitada escritora feminista canadense, cuja fama internacional veio com o premiado romance Bear (1976).

Seus romances e histórias caracterizam-se pela habilidade e destreza com que aborda temas cotidianos de vidas comuns, em especial, das mulheres. Entre seus sete romances destacam-se No Clouds of Glory (1968), Monodromos (1973) e Lunatic Villas (1981). Ela também escreveu dois livros para crianças e dois livros de contos, Inside the Easter Egg (1975) e The Tattooed Woman (1985).

Até sua morte em 1985, Marian Engel mantinha um diário que usava como fonte de sua ficção, e também mantinha correspondência com grandes escritores canadenses, como Margaret Atwood e Alice Munro.

A EQUIPE

Apresentação: Dia Nobre
Texto de orelha: Monique Malcher
Tradução: Berttoni Licarião
Revisão da tradução: Camila Araujo
Revisão: Mika Andrade e Isa de Oliveira
Edição: Ivandro Menezes e Nathan Matos
Capa: Sérgio Ricardo
Divulgação: Todas essas pessoas queridas e aqueles e aquelas que nos seguem e acompanham nosso trabalho.

PARA ADQUIRIR O SEU EXEMPLAR

Urso está em campanha no Catarse e para que você possa apoiar e adquirir o seu basta clicar no link.