5 de abril de 2022

Um livro sobre a vida de mulheres feministas

Mais do que um livro sobre feminismo, Viver uma vida feminista é um livro sobre as feministas: como elas são, como vivem e o que significa, na prática, ser feminista. A escritora e acadêmica anglo-australiana Sara Ahmed delineia os princípios de uma teoria encarnada, ancorada em suas vivências pessoais como feminista em diferentes esferas do cotidiano – no meio acadêmico, como professora; na família, como filha; na vida afetiva, como lésbica.

Neste compêndio teórico de reflexões sobre experiências pessoais de injustiça, que ressalta os sentimentos de raiva, frustração e revolta dela decorrentes, a autora descreve como as feministas são alienadas dos meios que frequentam quando são percebidas como um incômodo, destacando que apontar a existência de uma situação de injustiça já constitui, em si, um incômodo para aqueles que se encontram em posições de poder.

O livro também pode ser lido como uma coletânea de crônicas protagonizadas pela “feminista estraga-prazeres”, figura que Ahmed começa a desenvolver em outras obras e, sobretudo, em seu blog pessoal, feministkilljoys.com, mas que ganha uma apresentação mais sistemática neste livro. Aqui, com frequência é a própria Ahmed que assume o papel da feminista estraga-prazeres, mas ela também traz relatos de colegas e toma sempre o cuidado de descrever episódios de sua vida pessoal de modo a convidar outras feministas a refletirem sobre suas próprias vidas, estimulando-as a reconhecer o que há de comum entre suas experiências “estraga-prazeres” pessoais e as da autora. O objetivo dessas identificações cruzadas é criar um repositório comum de estratégias para resistir às manifestações estruturais – institucionais e cotidianas – do sexismo, do racismo e de outras formas de marginalização.

Nem puramente teórica nem puramente autobiográfico, esta obra eclética é um manifesto que convoca todas as feministas – sobretudo as que são alvo de violência interseccional – a combater, com criatividade e fôlego, as injustiças encontradas no dia a dia, e a construir um mundo mais habitável, uma vida mais feminista.

O que falaram sobre este livro:

Sara Ahmed nos auxilia a explorar os significados profundos e as nuances filosóficas dos conceitos e práticas cotidianos; ela está sempre por dentro das questões centrais de nossos tempos. – Angela Davis

Assim que comecei a ler Viver uma vida feminista, não consegui mais largá-lo. É um jeito tão brilhante, espirituoso, visionário e novo de pensar a teoria feminista. Todo mundo deveria ler este livro, ele oferece maneiras incríveis de conhecer e falar sobre a teoria e a prática do feminismo. Além disso, é delicioso e divertido. – bell hooks

Ler Viver uma vida feminista me faz sentir reconexão, celebração, arrebatamento y fortalecimento da fé na luta com as análises, preposições, conceitos, experiências, alternativas que Ahmed, uma lésbica feminista de cor, talha com tanta afetividade, verdade, Axé. – Tatiana Nascimento

Sobre a autora:

SARA AHMED nasceu em 30 de agosto de 1969 em Salford, na Inglaterra. Filha de pai paquistanês e mãe inglesa, migrou com sua família para Adelaide, na Austrália, no início da década de 1970, onde cresceu. É graduada em inglês, filosofia e história (1990) pela Universidade de Adelaide e doutora (1995) pelo Centre for Critical and Cultural Theory, na Universidade de Cardiff. Iniciou sua carreira acadêmica na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, onde atuou na área de Estudos de Mulheres entre 1994 e 2004. Foi professora visitante de diversas universidades, entre elas a de Sydney, na Austrália, e a Rutgers, em New Jersey, Estados Unidos. Entre 2005 e 2016, foi professora de Estudos Culturais e Raciais na Goldsmiths, Universidade de Londres, onde também dirigiu o Centro para a Pesquisa Feminista. Ao longo do processo de escrita deste livro, participou do grupo de trabalho que buscava enfrentar o assédio sexual no ambiente universitário britânico. Decepcionada com a cultura institucional que impedia a percepção e a solução do problema, e em solidariedade às vítimas, optou por se demitir de seu cargo na Goldsmiths.

É autora de diversos livros e desde 2016 atua como pesquisadora independente, dando palestras e organizando seminários e workshops. Mora em um vilarejo em Cambridgeshire, no Reino Unido, com sua parceira Sarah Franklin e suas cachorras Poppy e Bluebell.

Ficha técnica

TítuloViver uma vida feminista
Autora: Sara Ahmed
Tradução: Jamille Pinheiro Dias, Sheyla Miranda, Mariana Ruggieri
Número de páginas: 448 pp.
Acabamento: brochura
Formato: 14 × 21 cm
ISBN: 978-65-86497-67-0
Preço: R$ 99,00
Data de livraria: 1/4
Editora: Ubu