5 de abril de 2022

A filha única, de Guadalupe Nettel, chega ao Brasil pela Todavia

Um romance que oferece um olhar original sobre a família no mundo contemporâneo.

A filha única se debruça, de forma profundamente empática, sobre uma das decisões mais importantes do início da vida adulta — ter ou não filhos.

Alina e Laura são mulheres independentes e orientadas para a carreira em seus trinta e poucos anos, nenhuma das quais construiu seu futuro em torno da perspectiva de uma família. Laura tomou a decisão drástica de ser esterilizada, enquanto Alina, com o passar do tempo, se sente atraída pela ideia de se tornar mãe.

Pouco depois de completar oito meses de gravidez, Alina é informada de que sua filha não sobreviverá ao nascimento. Ela e seu parceiro passam então por um doloroso — mas também surpreendente — processo de aceitação e luto. Aquele último mês de gravidez torna-se para eles uma rara oportunidade de conhecer aquela filha a quem têm dificuldade em abrir mão.

Laura, sua grande amiga, envolvida no conflito do casal, reflete sobre o amor e sua lógica por vezes incompreensível, bem como sobre as estratégias que o ser humano inventa para tentar superar a frustração. Ao mesmo tempo, Laura também se vê envolvida na história de sua vizinha Doris, mãe solteira de um menino encantador, porém com alguns problemas de comportamento.

Escrito com uma simplicidade apenas aparente, A filha única é um romance profundo e cheio de sabedoria sobre a maternidade, sobre sua negação ou suposição; sobre as dúvidas, incertezas e até sentimentos de culpa que a cercam; sobre as alegrias e tristezas que a acompanham. É também um romance sobre três mulheres — Laura, Alina e Doris — e os laços de amizade e de amor que se estabelecem entre elas. Um romance sobre as diversas formas que a família pode assumir no mundo de hoje.

Neste romance universalmente celebrado, Guadalupe Nettel explora a ambivalência materna com um toque de cirurgiã, dissecando cuidadosamente as contradições que compõem as experiências vividas pelas mulheres.

A autora
Guadalupe Nettel nasceu em 1973, na Cidade do México. Traduzida para 18 idiomas, é autora de O corpo em que nasci, Después del invierno (Prémio Herralde de Novela), entre outros.

GÊNERO Ficção estrangeira
CATEGORIA Romance
CAPA Luciana Facchini
TRADUÇÃO Silvia Massimini Felix
PÁGINAS 216 / TIRAGEM 3000
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,3 cm
PESO 0,285 kg / PREÇO R$ 67,90
ISBN 978-65-5692-259-1
PREÇO E-BOOK R$ 44,90
E-ISBN 978-65-5692-266-9
PALAVRAS-CHAVE literatura mexicana, romance, maternidade, luto, amizade, relações humanas.