25 de março de 2022

Novas HQs em campanha no Catarse: Fronteiras e Piratas do Cangaço

Já está em pré-venda com desconto de dois lançamentos do selo Zapata Edições

O selo Zapata Edições atua há anos na cena de HQs independentes. Em tempos de Pandemia,  seguimos sem eventos e outras atividades que eram o  principal veículo para lançamentos.  Por conta disso, o selo Zapata utiliza o catarse para promover a pré-venda especial dos seus novos  quadrinhos. 

Na campanha os quadrinhos terão descontos de 20% a 30%, em relação ao valor que será  vendido posteriormente, além de combos com outras publicações do selo, também com  descontos, e artes originais exclusivas. 

Os livros foram viabilizados pelo ProAC LAB Aldir Blanc, com apoio do governo da Secretaria de  Cultura do Estado de São Paulo. 

Eles já estão prontos e serão impressos ainda durante a campanha. Para saber mais sobre o projeto em campanha de crowdfunding até 08 de abril de 2022, acesse: https://www.catarse.me/zapata22?ref=ctrse_explore_pgsearch 

A nova parceria de Daniel Esteves e Alex Rodrigues, dupla responsável por Último Assalto, São Paulo dos Mortos e outras obras, com a colaboração de Wanderson de Souza.

História de Guerra envolvendo duas cidades, separadas por um grande rio e por um conflito sangrento. Neste ambiente violentamente polarizado duas vidas se encontram: Juan, cidadão ilustre de Cristóvão, herói da guerra, Soledad, moradora de Aimará, um povoado perdido e isolado, habitado apenas por mulheres.

Soledad está em busca de Juan, afirmando ser sua filha, mas ele não se lembra dela, nem do que viveu do outro lado da fronteira. Guerras, memórias e família compõem este drama ambientado numa América Latina fictícia.

Formato: Livro, 20x28cm, 96 pág., miolo P&B, papel off-set 120g, capa brochura com orelha.

"O sertão vai virar mar"...                                                                                         A profecia de Antonio Conselheiro na obra "OS Sertões", de Euclides da Cunha, se realizou.

Do mesmo autor de Salseirada, Al Stefano apresenta uma nova e eletrizante aventura ambientada no Nordeste, juntando duas tradições de histórias: Pirataria e Cangaço!

Num universo alternativo, onde o Sertão deu lugar ao mar, o cangaço tomou a forma de caravelas em disputas e pilhagens nas ilhas do Nordeste.

Carcará, Vela Seca e Fogueteira, três cangaceiros piratas têm a missão de resgatar Labareda, um antigo Capitão, das mãos implacáveis da República.

Formato: Livro, 20x28cm, 80 pág., miolo P&B, papel off-set 120g, capa brochura 250g com orelha.

OS AUTORES 

DANIEL ESTEVES 

Roteirista, professor e editor de HQs. Criador do selo independente Zapata Edições, e do curso HQ em FOCO. Editou e escreveu diversos quadrinhos: Último Assalto, Sobre o tempo em que estive morta, Por mais um dia com Zapata, KM Blues, São Paulo dos Mortos 01 a 04, Nanquim Descartável 01 a 04, Bichos, O Louco a Caixa e o Homem, entre outros. Para a editora Nemo escreveu: A luta contra Canudos, Herança Africana no Brasil e As Aventuras do Capitão Nemo. Para a editora Ciranda Cultural edita uma coleção de adaptações de clássicos para HQs: O Médico e o Monstro, Frankenstein, Robin Hood, Corcunda de Notre Dame, Anne de Green Gables, Contos Novos. Além de dezenas de coletâneas nacionais de quadrinhos, totalizando cerca de 2 mil páginas com roteiros publicados nos últimos 20 anos. Foi um dos roteiristas de um projeto de audiovisual selecionado no Prodav 4, inspirado em sua HQ Nanquim Descartável. Cocriador do projeto audiovisual Bola pra frente, contemplado no edital TVs Públicas. Em 2020 recebeu o HQMIX como melhor roteirista nacional, sua obra Último Assalto ganhou como melhor publicação independente edição única, e também foi indicada ao prêmio Jabuti. A sua produção foi contemplada com outros dez troféus HQMIX e foi duas vezes melhor roteirista brasileiro no troféu Angelo Agostini.

Instagram: @zapata.edicoes 

ALEX RODRIGUES 

Ilustrador e designer formado em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há quase vinte anos, atendendo diversas editoras e agências de publicidade. Já ilustrou livros didáticos e paradidáticos para: FTD, Moderna, Saraiva, Editora Do Brasil, Estúdio Anexo, SM, Ática. Ministrou aulas e oficinas de desenho na escola HQ em FOCO. Como quadrinista, desenhou para diversas edições, tais como: Por mais um dia com Zapata, São Paulo dos Mortos 01 a 04, Bichos, Pelota volume 01, Archimedes Bar, Mdm: All-New, All-Different, All-Rebirth & All-Caralho-A-Quatro, Mdm: Mais Ou Menos 50, Orixás Iku, Orixás os nove eguns, Nanquim Descartável volumes 01 e 04, HQ em FOCO, Front 17, Catálogo FIQ 2015. Em 2019 escreveu e desenhou Correr. Coautor de Último Assalto, vencedor do HQMIX de publicação independente edição única e indicado ao Jabuti de HQs. Por esse trabalho foi indicado ao HQMIX como melhor desenhista nacional. 

Instagram: @alex_rodriguesart 

AL STEFANO 

Nascido em 1970. Ilustrador e quadrinista há 30 anos, trabalha com as principais editoras e  agências de propaganda do país. Já ilustrou para livros didáticos, literatura, animação, produtos,  storyboards e publicidade. Ministra aulas de desenho, ilustração e quadrinhos, tendo trabalhado  em escolas como Quanta Academia de Artes e, atualmente, na HQ em FOCO. Como quadrinista  atua no mercado nacional, colaborando com outros autores e em projetos próprios. Escreveu e  ilustrou: As aventuras coloniais de Mineirão e Zé Bonfim – ProAC 2015, Salseirada – Edital de  Quadrinhos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo 2018. Ilustrou em São Paulo dos  Mortos, Por mais um dia com Zapata, Bichos, Zemurai volume 02, Archimedes Bar, Nanquim  Descartável volume 03, Contos Novos, Orixás volumes 03, 05, 06, Metal Pesado volume 03, Dossiê  Bizarro volume 02, Marcatti 40, Mônicas. 

Instagram: @alstefano 

WANDERSON DE SOUZA 

Ilustrador, quadrinista e professor de desenho. Participou de revistas como: Front, Café Espacial, Petisco Apresenta, entre outras. No selo Zapata Edições ilustrou: KM Blues, vencedora do HQMIX 2012 em categoria independente, Sobre o tempo em que estive morta e Nanquim Descartável. Também ilustrou Sonhos de uma noite de verão e Herança Africana no Brasil (Editora Nemo), e as adaptações de O Médico e o Monstro e Morro dos ventos uivantes (Editora Ciranda Cultural). Também atua como ilustrador para diversas editoras em livros didáticos. 

Instagram: @wanderson.arts 

SOBRE O SELO ZAPATA EDIÇÕES 

Selo Editorial independente, conta em seu catálogo com: Último Assalto, Sobre o tempo em que  estive morta, Salseirada, São Paulo dos Mortos, Por mais um dia com Zapata, KM Blues, Bichos,  Zémurai, Pelota, Nanquim Descartável, O louco a caixa e o homem, Histórias Lacônicas, entre  outras publicações. 

Recebeu o HQMIX de publicação independente em 2009 e 2010 (Nanquim Descartável), 2012 (O  Louco a caixa e o homem), 2013 (KM Blues), 2017 (São Paulo dos Mortos volume 03) e 2020  (Último Assalto).