24 de março de 2022

Premiada HQ, a Infância do Brasil, é relançada pela Nemo

A HQ foi lançada pela primeira vez em 2017 pela Avec Editora em parceria com o selo Quadrinhofilia do quadrinista José Aguiar.

A infância do Brasil foi finalista do Prêmio Jabuti de 2018 e vencedora dos prêmios LeBlanc e Minuano de Literatura, e do Troféu HQMIX na categoria Adaptação para outras linguagens. Esgotada há alguns anos, o livro ganha agora uma nova edição ampliada pela Editora Nemo.

Em A infância do Brasil, embarcamos em uma viagem pela História do Brasil para descobrir o passado da fase de maior importância na vida de todos: a infância. José Aguiar retoma fatos marcantes da nossa história sob a perspectiva das crianças brasileiras, dando voz àqueles que são mais frágeis e quase invisíveis. Na HQ, estão registrados os violentos obstáculos sociais enfrentados pelas crianças, desde o século XVI até os dias de hoje, que configuram, na avaliação da historiadora Mary del Priore, uma narrativa "simplesmente espetacular".

Em entrevista ao Blog do Grupo Autêntica, o quadrinista José Aguiar contou que o nascimento de seu primeiro filho o levou a uma reflexão sobre a infância, e isso culminou na criação deste projeto tão especial. O autor também faz uma análise sobre como as relações com a criança e com a infância se transformaram ao longo dos tempos. Aguiar relata na entrevista como surgiu a ideia da HQ: "Eu sempre quis fazer uma HQ sobre a história do Brasil. Através desse olhar, encontrei o caminho para uma abordagem nova para o assunto. Algo que fugisse do lugar-comum de como aprendemos na escola."

O Dia Mundial da Infância é comemorado no mês de março (21/03), em todo o mundo. A data, criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças e a reflexão sobre as condições da infância em todo o mundo.

Esta é uma discussão muito importante no Brasil, país que registra graves e alarmantes dados de violência contra essa parcela indefesa da população.

“Não vivemos num país homogêneo no que diz respeito aos direitos humanos, à relação com o outro, com as minorias e com os mais frágeis. Existem racismo estrutural, misoginia, choque de classes, abandonos e abusos de diferentes formas que, entrelaçados, geram situações que precisam ser combatidas e superadas. Minha HQ aborda justamente o contraste entre infâncias presentes e passadas para levantar ao leitor a pergunta: 'o que mudou e o que permanece?'.” (José Aguiar)

A infância do Brasilgraphic novel assinada por José Aguiar, faz um importante alerta social sobre esse assunto.

O livro, que acaba de ser lançado pela Editora Nemo faz uma análise sobre como as relações com a criança e com a infância se transformaram ao longo dos tempos.

José Aguiar nasceu em Curitiba, em 1975. É arte-educador formado pela FAP, roteirista, ilustrador e editor, premiado com o troféu HQ MIX. Entre suas obras destacam-se Folheteen, Vigor Mortis Comics, Quadrinhofilia, Ernie Adams, a coletânea Un Jour de Mai, publicada na França e o finalista do Prêmio Jabuti 2020, CWB.

 

 

 

 

Foto/imagens: Editora Nemo