11 de março de 2022

Café Literário: projeto de encontros de literatura em Belo Horizonte

Parceria movimenta cena literária de Belo Horizonte e aproxima público e autores 

As editoras associadas Quixote+Do e o Café com Letras convidam para a abertura do Café Literário, nesta terça-feira, 8 de março. O projeto vai receber autores das editoras associadas para encontros e bate-papos descontraídos com o público no Café com Letras, resgatando as Letras do Café e movimentando a cena literária de Belo Horizonte. Os encontros acontecerão nas terças-feiras deste mês de março, às 19 horas. Lino de Albergaria é o convidado da abertura do Café Literário, no próximo dia 8. 

O Café Literário é uma parceria que nasceu do desejo das editoras e do Café com Letras de promover, em conjunto, a literatura local – autores e público. Combinando o trabalho da Quixote+Do, casa de dezenas de autores importantes, com os anos de história do Café com Letras, com a cultura e, principalmente, com a literatura, o projeto é também pelas livrarias, estabelecimentos que vivem um momento difícil. “Não adianta a gente chorar que morreu mais uma livraria, temos que trabalhar por elas. Alguns dos autores falam sobre memória, lembrança, o que tem tudo a ver com o próprio projeto, resgatar uma das livrarias da cidade”, reflete João Camilo de Oliveira Torres, editor na Quixote+Do. 

Desde 2017, a Quixote+Do dá voz a histórias e ideias de autores e autoras e se destaca como porta de entrada para aqueles que pela primeira vez se encorajam a publicar suas produções.

As editoras Quixote e Do se juntaram com uma paixão em comum: a vontade de espalhar pelo mundo histórias e conhecimento através da literatura, preocupadas em manter o livro vivo e desejado. É a casa de autores renomados como Lino de Albergaria, Thais Guimarães, Ricardo Brasileiro e Chico Mendonça, que são os convidados do primeiro mês do Café Literário. 

O Café com Letras é referência na cultura da cidade há mais de 20 anos, o ponto mais charmoso da Savassi, onde o bem-estar e o bom gosto convivem harmonicamente com comida, bebida, música e literatura. Sempre primou pelas artes, contribuindo para uma maior integração com a vida cultural da região e da cidade. Após um período em que a livraria saiu do primeiro plano, o projeto é um movimento de retomada da literatura no Café. “A ideia é um encontro, mesmo, do autor com o público em um ambiente descontraído. Assim como trazemos DJs e músicos, traremos agora escritores”, explica Fernando Fonseca, livreiro do Café com Letras e idealizador do projeto Café Literário. 

Lino de Albergaria é mineiro de Belo Horizonte, graduado em Letras, mestre em Ciências da Comunicação e doutor em Literatura. Tem mais de trinta anos de experiência com livros para o público juvenil, com dezenas de reedições e alguns prêmios. Vem também, sobretudo nos últimos anos, escrevendo romances. O homem delicado surge na sequência de seus títulos anteriores: Em nome do filho (finalista da Bienal Nestlé), A estação das chuvas (finalista do Prêmio Jabuti e premiado pelo Estado do Paraná), Um bailarino holandês e Os 31 dias

Em 2021, lançou dois livros pela Quixote+Do: A vida como ela era – Retratos da pandemia, coletânea de crônicas sobre os efeitos produzidos pela pandemia na vida de diversos personagens através do ponto de vista de um narrador como uma porta giratória, e A rede da memória, coletânea de microcontos e memórias do autor sobre o fluir da vida, crenças, começos, desfechos, afetos, lembranças, amor… literatura. 

Programação (sempre às 19h) 

08/03 (terça-feira): Lino de Albergaria (autor de A vida como ela era – Retratos da pandemia e A rede da memória pela Quixote+Do) 

15/03 (terça-feira): Thásia de Medeiros (autora de O estranho de si mesmo pela Quixote+Do) e Thais Guimarães (autora de Jogo de facas pela Quixote+Do)

22/03 (terça-feira): Ricardo Brasileiro (autor de O burrinho e o é, Bichos, Os cágados, Phthirus pubis ou o livro dos chatos e O livro canhoto pela Quixote+Do) e Josana Mattedi (autora de O que cabe na barriga pela Quixote+Do) 

29/03 (terça-feira): Chico Mendonça (autor de As Horas Esquecidas, finalista do Prêmio Jabuti, e A vila dos pequenos homens loucos pela Quixote+Do) e Flávio Saliba (autor de O bandolim centenário pela Quixote+Do) 

Endereço: Café com Letras – Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi