11 de fevereiro de 2022

Vencedor do Prêmio Strega 2021 ganha edição no Brasil 

Em Duas vidas, o italiano Emanuele Trevi recorre à autoficção para criar ode à amizade 

«Porque nós vivemos duas vidas, ambas destinadas a acabar: a primeira é a vida física, feita de sangue e respiração; a segunda é a que se desenrola na mente de quem nos ama.» 

Nestas linhas estão o mote de Duas vidas, romance do escritor e crítico literário Emanuele Trevi que a Âyiné lança agora no Brasil. O livro, traduzido para o português por Davi Pessoa, foi o grande vencedor do Prêmio Strega 2021, a principal premiação literária da Itália. A obra narra as vidas do romancista Rocco Carbone e da escritora e tradutora Pia Pera, amigos íntimos de Trevi. A morte trágica e prematura de ambos é o que impulsiona Trevi em direção às memórias que conserva dos dois, numa investigação que resulta “em odes às personalidades daqueles que ama”. 

A partir de suas lembranças, Trevi constrói uma narrativa de exaltação à amizade utilizando todas as ferramentas disponíveis na ficção. Seus amigos, sua intimidade e a melancolia que resta depois da partida de ambos são transformados em uma literatura introspectiva e ao mesmo tempo nunca alheia a quem a lê. 

Emanuele Trevi é um dos críticos literários mais reconhecidos de sua geração. Colabora com os jornais Corriere della Sera e Manifesto. É também tradutor e editor de clássicos, entre eles Giacomo Leopardi e Emilio Salgari. Entre suas obras, estão I cani del nulla (Einaudi, 2003), Senza verso. Un’estate a Roma (Laterza, 2004), Il libro della gioia perpetua (Rizzoli, 2010), Qualcosa di scritto (Ponte alle Grazie, 2012), Il popolo di legno (Einaudi, 2015) e Sogni e favole (Ponte alle Grazie, 2019). Duas vidas, vencedor do Strega 2021, é seu primeiro livro publicado no Brasil. 

Livro: Duas vidas
Autor: Emanuele Trevi
Tradução: Davi Pessoa
Capa: Julia Geiser
Número de páginas: 140
Ano de publicação: 2022