29 de janeiro de 2022

Ferdinand Bordewijk e seu "Caráter" aportam na Rua do Sabão

Um dos mais importantes livros da literatura holandesa do século XX, em tradução direta do original

O livro que deu origem ao filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998

Caráter, de Ferdinand Bordewijk, conta a história do jovem Jacob Willem Katadreuffe, filho bastardo do poderoso oficial de justiça Dreverhaven, famoso em Amsterdã pelo método frio de trabalho na execução de dívidas. Katadreuffe luta para se tornar advogado, a despeito de sua pobreza e criação simplória.

O pai, apesar de austero e orgulhoso, não o reconhece. Mais do que isso: trabalha para atrapalhar a carreira do filho ilegítimo. Diversas cenas de força simbólica se somam no romance: quando o oficial de justiça Dreverhaven vai executar dívidas do filho, quando não o recomenda para uma promoção, quando Katadreuffe crava uma faca na mesa de trabalho do pai.

A linguagem do romance é um de seus aspectos importantes. Simples e objetiva, ela reproduz a atmosfera de trabalho dos escritórios de contabilidade onde as cenas se desenrolam. Contudo, é esta a linguagem que precisa dar conta da complexidade humana e moral dos personagens, o que é um jogo construído com maestria pelo autor.

Escrito em 1938, Caráter é considerado por muitos o mais importante da literatura holandesa do século XX. O livro foi traduzido para mais de 10 línguas, rendeu adaptações para TV, teatro. Em 1997, foi adaptado ao cinema e ganhou Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1998

Sobre o autor:

Ferdinand Bordewijk (1884-1965) foi advogado e escreveu mais de 40 livros. Ganhou dois dos principais prêmios da Holanda, o Prêmio P.C. Hooft e o Prêmio Constantijn Huygens. Em 1979, foi criado o Prêmio Ferdinand Bordewijk, em sua homenagem. Até hoje, Bordewijk é considerado um dos grandes autores da literatura holandesa. Seu romance mais famoso,.

Bordewijk, que tem um museu dedicado à sua obra e dá nome ao importante prêmio de prosa da Holanda, escreveu o livro no período entre guerras, lançado em 1938. Vale destacar a firme posição de Bordewijk durante a guerra. Quando a Holanda foi ocupada pelos nazistas, estes lhe ofereceram uma posição na Câmara de Cultura, pressionando-o para que aceitasse. O autor recusou o cargo, dizendo que tinha desistido de escrever, mas publicou em 1941 um novo romance, o que foi considerado uma forma de resistência à ocupação. Durante o bombardeio de Bezuidenhout em Haia, a casa da família Bordewijk foi atingida, a enorme biblioteca do escritor pegou fogo.

Ficha técnica

Título: Caráter
Autor: Ferdinand Bordewijk
Tradução: Daniel Dago
Páginas: 346 pp.
ISBN: 978-65-86460-39-1
Dimensões: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Preço: R$ 59,00
Editora: Rua do Sabão